Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2696
Title: Usando as metodologias ativas na educação profissional: identificação, compreensão e análise nas percepções dos estudantes
Authors: Capalonga, Flávia
Keywords: Metodologias Ativas;Educação Profissional;Estudantes
Date of Defense: 23-Apr-2018
Issue Date: Apr-2018
Citation: CAPALONGA, Flávia. "Usando as metodologias ativas na educação profissional: identificação, compreensão e análise nas percepções dos estudantes". 2018. Artigo (Especialização) – Curso de Docência na Educação Profissional, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 23 abr. 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/2696>.
Abstract: O presente artigo aborda o conceito de metodologias ativas e as principais transformações que vem ocorrendo nos processos de ensino aprendizagem. Entendem-se essas como novas práticas pedagógicas que consistem em colocar o aluno como protagonista na construção da aprendizagem, diferenciando do método tradicional. Por conta disso, foi realizado um estudo com estudantes de diferentes cursos técnicos profissionalizantes de uma instituição de ensino do Vale do Taquari – Rio Grande do Sul, a fim de ter melhor clareza sobre suas percepções diante das metodologias ativas utilizadas por seus docentes em sala de aula e sobre as possíveis capacidades que são por eles desenvolvidas na construção do conhecimento. Pelos resultados obtidos, conclui-se que o uso das novas práticas pedagógicas, quando utilizadas de forma correta, os estudantes identificam e consideram benéficos para o seu desenvolvimento estudantil e profissional. Além disso, acredita-se que quando docentes e discentes atuam juntos, os processos de aprendizagem e de ensino são mais eficazes.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2696
Appears in Collections:Docência na Educação Profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018FlaviaCapalonga.pdf349,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons