Desenho de competências comportamentais, um estudo com tutores de uma escola de idiomas

Imagem em miniatura
Data
2019-03
Autores
Kamphorst, Carla
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Gestão por competências é o processo de conduzir os colaboradores para atingirem as metas e os objetivos da organização através de suas competências técnicas e comportamentais. Este artigo tem como objetivo identificar quais são as competências comportamentais necessárias aos tutores de uma escola de idiomas online, a fim de promover o debate interno acerca do assunto e dar início à futura implantação de um programa de gestão de pessoas baseado em competências. O Método utilizado foi a análise descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 7 tutores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas e foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que são indicadas as seguintes competências comportamentais para o exercício da função: Foco no cliente; Comunicação; Flexibilidade; Capacidade investigativa; Disciplina; Trabalho em equipe; Relacionamento; Capacidade analítica; Multiplicador. A partir dos resultados obtidos e da discussão promovida em torno da temática das competências em tutoria online, foi possível concluir que o mapeamento de competências pode contribuir para a criação e desenvolvimento de equipes, e dar início à discussão sobre o processo de implantação da Gestão de Pessoas por Competências dentro da organização.
Skills management is the process of leading employees to achieve the goals and objectives of the organization through their technical and behavioral skills. This article aims to identify the behavioral skills required by tutors from an online language school in order to promote internal debate on the subject and to initiate the future deployment of a skills-based people management program. The method used was the descriptive analysis, with a qualitative approach. Seven tutors participated in the study. Data were collected through semi-structured individual interviews and analyzed using the content analysis technique. The results show that the following behavioral competencies are indicated for the exercise of the function: Customer focus; Communication; Flexibility; Research capacity; Subject; Team work; Relationship; Analytical ability; Multiplier. Based on the results obtained and the discussion promoted on the subject of online mentoring skills, it was possible to conclude that the mapping of competences can contribute to the creation and development of teams, and start the discussion about the process of implementation of the Management of People by Competencies within the organization.
Descrição
Palavras-chave
Gestão de pessoas, Competências, Tutoria online, Home office
Citação
KAMPHORST, Carla. Desenho de competências comportamentais, um estudo com tutores de uma escola de idiomas. 2019. Artigo (MBA) – Curso de Gestão Estratégica de Pessoas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 08 mar. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2699.