Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2701
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSpohr, Luís Guilherme-
dc.date.accessioned2020-04-06T19:11:38Z-
dc.date.available2020-04-06T19:11:38Z-
dc.date.issued2019-11-
dc.date.submitted2019-12-02-
dc.identifier.citationSPOHR, Luís Guilherme. As crônicas de Odisseu - jogo eletrônico mobile como ferramenta de incentivo à leitura. 2019. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 02 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2701. pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10737/2701-
dc.description.abstractO presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo eletrônico mobile que incentive o hábito da leitura, com intuito de proporcionar uma experiência mais atrativa, interativa e abrangente entre usuário e leitura. Para isso, observou-se o panorama da relação entre leitor e leitura no Brasil, assim como os benefícios da mesma para o desenvolvimento intelectual. Regeu-se também, um estudo referencial acerca da visão contemporânea das competências do design no cotidiano, assim como um olhar mais aprofundado nas atribuições da figura do designer, principalmente no que tange ao profissional inserido na esfera dos jogos eletrônicos, o qual teve papel fundamental na construção de uma indústria extremamente popular e lucrativa. O referencial ainda apresenta o entendimento do videogame como um suporte potencial de ensino e conscientização, além da convergência entre conceitos de jogos eletrônicos e design instrucional. Apresenta-se também, com base em um levantamento de dados, um quadro atual da popularidade dos smartphones e o seu uso como console de jogos. Para a construção do projeto, buscou-se um maior entendimento do processo convencional de desenvolvimento de um game, no entanto, a construção se delineará pelos conceitos metodológicos de Garrett (2011), os quais compreendem a experiência do usuário como tema central de desenvolvimento, para assim proporcionar a melhor experiência de interação possível. Por fim, é apresentado um protótipo de jogo eletrônico mobile como motor de incentivo ao desenvolvimento do ato contínuo da leitura.pt_BR
dc.description.abstractThis project aims to develop an electronic mobile game that encourages the reading habit, in order to provide a more attractive, interactive and comprehensive user-reading experience. For this, the panorama of the relation between reader and reading in Brazil was observed, as well as the benefits of the same for the intellectual development. A bibliographical study was also carried out on the contemporary vision of the competences of the design in the daily life, as well as a more in-depth look at the attributions of the figure of the designer, especially with regard to the professional inserted in the sphere of electronic games, which played a fundamental role in building an extremely popular and lucrative industry. The referential still presents the understanding of videogame as a potential support of teaching and awareness, as well as the convergence between concepts of electronic games and instructional design. Based on a data survey, a current picture of the popularity of smartphones and their potential use as a gaming console is also presented. For the construction of the project, a greater understanding of the conventional process of game development was sought, however, the construction will be delineated by the methodological concepts of Garrett (2011), which understand the user experience as a central theme of development, to provide the best possible interaction experience. Finally, a mobile electronic game prototype is presented as an incentive engine for the development of the continuous act of reading.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectJogos mobilept_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectMobile gamespt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.titleAs crônicas de Odisseu - jogo eletrônico mobile como ferramenta de incentivo à leiturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade do Vale do Taquari - Univatespt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5057377626171449pt_BR
mtd2-br.advisor.nameTeixeira, Bruno da Silva-
bdu.cnpq.areaCSApt_BR
bdu.contributor.evaluatorTeixeira, Bruno da Silva-
bdu.contributor.evaluatorDapper, Silvia Trein Heimfarth-
bdu.contributor.evaluatorBrod, Rodrigo de Azambuja-
Appears in Collections:Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019LuisGuilhermeSpohr.pdf26,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons