Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2707
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSarmento, Jaqueline dos Santos-
dc.date.accessioned2020-04-06T20:00:18Z-
dc.date.available2020-04-06T20:00:18Z-
dc.date.issued2019-11-
dc.date.submitted2019-12-05-
dc.identifier.citationSARMENTO, Jaqueline dos Santos. “Brown bear, brown bear, what do you see?” - Um relato interpretativo de um projeto de ensino de língua inglesa na educação infantil. 2019. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2707. pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10737/2707-
dc.description.abstractOs documentos oficiais que organizam a educação no Brasil, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), não preveem o ensino de inglês na Educação Infantil e na primeira etapa do Ensino Fundamental. No entanto, diversas pesquisas (AVILA e TONELLI, 2018; CRISTÓVÃO e GAMERO, 2009; SELBACH, 2014) mostram a potencialidade do ensino de língua inglesa para crianças para a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato interpretativo de um projeto de ensino de língua inglesa para crianças de 4 e 5 anos da educação básica, por meio da contação da história infantil Brown Bear, Brown Bear, What do you see?, de Bill Martin Jr e Eric Carle. A escolha do tema e o planejamento das aulas foram realizados após observações de aulas na turma na qual o projeto foi aplicado e foram levados em consideração os campos de experiência da Educação Infantil previstos na Base Nacional Comum Curricular e objetivos de aprendizagem de língua inglesa. A metodologia utilizada na pesquisa foi relato interpretativo dos dados, que são compostos por um diário de campo e gravações de áudio das aulas do projeto. Os dados foram gerados a partir da aplicação do projeto didático em língua inglesa por meio de uma história infantil, cuja aplicação ocorreu no mês de outubro de 2019. A análise dos dados evidenciou que projetos que envolvam contação de histórias infantis em inglês podem contribuir para a promoção dos objetivos de aprendizagem previstos na BNCC, permitindo que crianças de 4 e 5 anos da educação básica pública aprendam não somente vocabulário e estrutura da língua, mas também utilizem o conteúdo abordado em sala de aula para suas vidas dentro e fora da escola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.title“Brown bear, brown bear, what do you see?” - Um relato interpretativo de um projeto de ensino de língua inglesa na educação infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade do Vale do Taquari - Univatespt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6008227119662194pt_BR
mtd2-br.advisor.nameMottin, Lívia Pretto-
bdu.cnpq.areaLLApt_BR
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019JaquelinedosSantosSarmento.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons