A percepção docente sobre o trabalho com música na educação infantil em um município da região do Vale do Taquari/RS

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Data
2019-11
Orientador
Bublitz, Grasiela Kieling
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Resumo
A música é uma das mais belas formas de expressão já existentes, tão logo nascemos, já entramos em contato com um variado repertório sonoro que nos convidam a interagir, demonstrar sensações e explorar o mundo que está ao nosso redor. O presente estudo trata-se de uma monografia, que foi desenvolvida na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II, do curso de Pedagogia, que teve como objetivo geral analisar como os professores de Educação Infantil de um município da região do Vale do Taquari/RS compreendem a importância da música para o desenvolvimento da criança, a partir de sua experiência profissional. No que se refere aos objetivos específicos, através deste trabalho buscou-se conhecer as contribuições da música para o desenvolvimento da criança da Educação Infantil, analisar o que dizem os documentos curriculares publicados pelo Ministério da Educação em relação à música e conhecer como o ensino de música vinha sendo ofertado na rede municipal de ensino do município investigado. Em relação aos procedimentos metodológicos, a investigação foi de abordagem qualitativa, e foi fundamentada por meio de uma revisão bibliográfica e estudo de campo. A revisão bibliográfica, foi realizada por meio de um estudo de alguns autores, tais como: Brito (2003), Gianechini (2016), Medina (2018), Rosa (2018) e Tag (2015), que abordam sobre o processo de musicalização das crianças e a importância da música para o desenvolvimento infantil e pelo estudo de alguns documentos que abordam sobre o ensino de música no currículo da Educação Infantil, tais como: o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já o estudo de campo, envolveu um questionário que foi direcionado a alguns professores de Educação Infantil da rede municipal de um município da região do vale do Taquari/RS, por meio do qual buscou-se compreender a percepção docente sobre a importância da música para o desenvolvimento infantil. Resultados: diante do que foi investigado e de acordo com as respostas dos entrevistados, percebe-se que a música é uma ferramenta que contribui de diversas formas para o desenvolvimento geral da criança, tanto no que se refere a ampliação do vocabulário, quanto nas questões afetivas, sociais, e motoras, além de favorecer a aprendizagem e a criação.
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Palavras-chave
Música; Educação Infantil; Professor
Citação
BORBA, Amanda Tayná De. A percepção docente sobre o trabalho com música na educação infantil em um município da região do Vale do Taquari/RS. 2019. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 02 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2714.
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