Atividades formais de alfabetização na pré-escola: o olhar das crianças

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-11
Orientador
Hattge, Morgana Domênica
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O seguinte trabalho é fruto do projeto de pesquisa de Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia. A pesquisa parte do tema “atividades formais de alfabetização na Educação Infantil como meio de preparação para o Ensino Fundamental”, tendo como problema “Como as crianças significam as atividades formais de alfabetização desenvolvidas na pré-escola?”. Assim o objetivo principal é compreender como as crianças da pré-escola significam as atividades formais de alfabetização. Em um primeiro momento da escrita é analisado questões acerca da legislação brasileira que orientaram e orientam a Educação Básica. Do mesmo modo, para poder entender a importância da Educação Infantil é analisado os três últimos documentos norteadores da Educação Infantil. Na sequência é apresentado como se deu a pesquisa a campo realizada em uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Ao longo da escrita é dialogado com trechos das rodas de conversas realizadas com as crianças participantes. Por fim, busca-se encontrar respostas para as inúmeras perguntas que surgirão ao longo do percurso.
Descrição
Palavras-chave
Alfabetização; Letramento; Educação Infantil.; Anos Iniciais; Pesquisa com crianças
Citação
KLEIN, Andressa Lana. Atividades formais de alfabetização na pré-escola: o olhar das crianças. 2019. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2715.
Coleções