Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2717
Title: Jogando consciente: uso da realidade virtual para distração durante tratamentos odontológicos
Authors: Fiegenbaum, Tainá
Keywords: Realidade Virtual. Ansiedade;Anestesia;Tratamentos Odontológicos;Virtual Reality. Anxiety;Dental Treatments;Anesthesia
Date of Defense: 4-Dec-2019
Issue Date: Nov-2019
Citation: FIEGENBAUM, Tainá. Jogando consciente: uso da realidade virtual para distração durante tratamentos odontológicos. 2019. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2717.
Abstract: Durante a aplicação de anestesia em tratamentos odontológicos é comum os usuários sentirem dor e ansiedade, podendo resultar em impactos negativos como um desagrado com a assistência odontológica. Neste contexto o paciente pode reduzir seus cuidados de saúde preventivos, afetando sua saúde ao longo da vida. A Realidade Virtual (RV) trata da interação entre o ambiente virtual e o usuário, permitindo que se movimente dentro desse ambiente por meio da interação multissensorial de seus sentidos. A RV é utilizada em diversas áreas, com grandes avanços e resultados positivos na medicina e psicologia, perante a sua característica de visualização 3D em tempo real, causando a sensação efetiva de presença neste ambiente criado pela tecnologia. Com base no exposto, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um jogo interativo em um ambiente de Realidade Virtual (RV) para distração dos usuários submetidos à aplicação de anestesia em tratamentos odontológicos, com o objetivo de auxiliá-los a ficarem menos ansiosos, e com isso contribuir para a eficácia de seus tratamentos. O experimento consistiu na realização de três testes diferentes, onde no primeiro estudo, foi realizado o procedimento em si, sem a utilização de tecnologias para distração. No segundo estudo utilizou-se um vídeo, reproduzido em um celular smartphone, acoplado a óculos de RV para que os usuários pudessem assistir de forma passiva. Já no terceiro estudo, os usuários puderam interagir com o jogo interativo de RV que foi desenvolvido neste trabalho. A interação ocorreu por meio de um celular smartphone foi acoplado a um par de óculos de RV e um joystick. O sensor de vibração do celular permitiu ao usuário perceber a colisão em algum obstáculo. Além disso, um fone de ouvido emitindo sons relativos ao jogo foi utilizado para uma melhor imersão do usuário. A aplicação da anestesia, bem como a realização do tratamento odontológico foram realizados pelo profissional de odontologia na Clínica de Odontologia Ampliada da Universidade Univates. Os testes demonstraram que o uso do jogo de RV pode contribuir na distração de pacientes submetidos a aplicação de anestesia em tratamentos odontológicos.
During anesthesia application in dental treatments, it is common for users to feel pain and anxiety, which may result in negative impacts such as a displeasure with dental care. In this context the patient can reduce their preventive health care, affecting their health throughout life. Virtual Reality (VR) deals with the interaction between the virtual environment and the user, allowing it to move within that environment through the multisensory interaction of its senses. VR is used in several areas, with great advances and positive results in medicine and psychology, due to its characteristic of real time 3D visualization, causing the effective sensation of presence in this environment created by technology. Based on the above, the objective of this work was the development of an interactive game in a Virtual Reality (VR) environment for distraction of users undergoing anesthesia in dental treatments, with the aim of helping them to be less anxious, and thereby contribute to the effectiveness of their treatments. The experiment consisted of three different tests, where in the first study, the procedure itself was performed, without the use of technologies for distraction. In the second study we used a video, played on a smartphone phone, coupled with VR glasses so that users could watch passively. In the third study, users were able to interact with the interactive VR game that was developed in this work. The interaction occurred through a smartphone phone was coupled to a pair of VR glasses and a joystick. The vibration sensor of the mobile phone allowed the user to perceive the collision in some obstacle. In addition, a headset emitting game-related sounds was used for better user immersion. The anesthesia application as well as the dental treatment were performed by the dental professional at the Univates University Extended Dentistry Clinic. Tests have shown that the use of VR games can contribute to distraction of patients undergoing anesthesia in dental treatments.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2717
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