Análise da eficiência de uma estação de tratamento de efluentes compacta com incremento de sua carga orgânica através da adição de resíduos sanitários

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-11
Orientador
Kronbauer, Marcelo Luís
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O Brasil é um país onde os rejeitos gerados nos banheiros são enviados para aterros sanitários, não sendo usual a prática de jogar o papel higiênico na privada, já nos países desenvolvidos, tal prática é algo comum, e o mesmo é recomendado pelo fato de tais resíduos possuírem características patogênicas. Em instituições de ensino, onde há um número de frequentadores muito alto e em períodos curtos de tempo nota-se que os sistemas de tratamento são afetados por conta disso, e devido a ausência de carga orgânica no sistema, há a dificuldade de o mesmo remover fósforo e nitrogênio. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de um sistema de tratamento de efluentes (ETE), onde o mesmo recebe usualmente efluente sanitário e que possui dificuldades para atender aos parâmetros exigidos pela legislação ambiental vigente e por conta disso, foram feitos testes visuais preliminares a fim de verificar o comportamento do papel da descarga até sua chegada no sistema de tratamento, após foi adicionada uma carga orgânica adicional de papel higiênico, feito o monitoramento e análises físico-químicas do efluente da entrada e da saída do sistema. De modo geral houve a melhora nos resultados dos parâmetros analisados e os resultados obtidos mostraram que a inserção do papel é uma alternativa interessante no tratamento de efluentes.
Descrição
Palavras-chave
Eficiência; Nutrientes; Tratamento de efluentes; Papel higiênico; Matéria Orgânica
Citação
FORGEARINI, Patrícia. Análise da eficiência de uma estação de tratamento de efluentes compacta com incremento de sua carga orgânica através da adição de resíduos sanitários. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2731.