Desempenho físico e mecânico de adesivo pastoso à base de resinas homopolímeras de acetato de vinila incorporado com plastificantes e aditivos especiais para assentamento de placas cerâmicas

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-11
Orientador
Mascolo, Rafael
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Pesquisas mostram que o consumo de placas cerâmicas para revestimento vem crescendo cada vez mais, com o intuito de promover a estética e reduzir o risco de manifestações patológicas nas edificações, visto que este é um material geralmente impermeável. Por outro lado, se o revestimento não for assentado por mão de obra qualificada, bem como com material de assentamento que respeite a NBR 14081-1 (ABNT, 2012), ocorrerá um grande risco de descolamento, podendo ser por vez perigoso, quando as placas acabam atingindo pessoas, ou apenas prejudicando a estética, o que ocorre dentro das residências. Desta forma, o mercado lançou um produto capaz de facilitar esses pequenos consertos, pois é fácil de ser aplicado. O fabricante em suas embalagens e manuais não informa se ele atende alguma normatização, sendo que seu uso é semelhante a utilização das argamassas colantes. O presente trabalho busca averiguar, ensaiar e caracterizar o adesivo quanto a sua qualidade de acordo com os parâmetros exigidos pela norma brasileira de argamassas colantes. Para que os produtos sejam utilizados de forma semelhante, ensaios foram adaptados e verificou-se que para o assentamento de azulejos é possível a utilização do adesivo, o que não ocorreu com o uso de porcelanato, nem mesmo se mostrou eficiente quanto ao deslizamento.
Descrição
Palavras-chave
Argamassa Colante; Placas de revestimento; Resinas homopolímeras
Citação
SCHNEIDER, Marina. Desempenho físico e mecânico de adesivo pastoso à base de resinas homopolímeras de acetato de vinila incorporado com plastificantes e aditivos especiais para assentamento de placas cerâmicas. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 09 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2750.