Estudo comparativo entre processos de preparação de topos de corpos-de-prova cilíndricos para ensaio de resistência à compressão axial

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-11
Orientador
Mascolo, Rafael
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O controle tecnológico do concreto é imprescindível, tanto quando se fala em segurança das edificações, como no estudo de dosagem para refino de traços. Um dos controles mais conhecidos e executados no Brasil é o ensaio de resistência à compressão axial em corpos-de-prova cilíndricos. Apesar de ser um ensaio bem difundido, nem sempre o controle do processo é realizado de maneira adequada e as diversas variáveis existentes comprometem a confiabilidade dos resultados. Esta monografia se propõe a avaliar a influência do método de preparo das faces do corpo-de-prova sobre a resistência à compressão dos testemunhos. Para tanto, foram dosados três traços de concreto com fck 20 MPa, 30 MPa e 40 MPa, sendo que para cada traço foram moldados 50 testemunhos. Foi analisada a influência da retificação vertical e horizontal, do capeamento não aderente com Neoprene de 60 e 70 Shore, além do capeamento aderente com pasta de cimento Portland. Cada método de preparação foi aplicado em 10 testemunhos de cada traço. Os resultados dos rompimentos indicaram que para os grupos com fck 20 MPa e 30 MPa o método mais indicado foi o Neoprene com 60 Shore. Já para o último grupo de fck 40 MPa o método mais indicado foi a retífica vertical, método este que teve bom desempenho também nos dois primeiros grupos.
Descrição
Palavras-chave
Retífica; Neoprene; Pasta de cimento; Controle tecnológico; Concreto
Citação
MARIN, Gustavo Pretto. Estudo comparativo entre processos de preparação de topos de corpos-de-prova cilíndricos para ensaio de resistência à compressão axial. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 09 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2752.