Avaliação do desempenho térmico de habitações do programa nacional de habitação rural no município de Vespasiano Corrêa/RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-11
Orientador
Spinelli, Rodrigo
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O desempenho térmico é um dos pontos determinantes na busca por habitações que proporcionem conforto e qualidade de vida, além de reduzir os impactos causados ao meio ambiente, uma vez que, a construção civil se destaca entre os setores que mais o afetam. Para obter um bom desempenho térmico, que atenda aos critérios exigidos pela NBR 15575 (ABNT, 2013), fatores como o sistema construtivo e a materialidade influenciam, significativamente. Baseado nessa contextualização, o presente estudo objetiva avaliar o desempenho térmico de quatro habitações pertencentes ao Programa Nacional de Habitação Rural, no município de Vespasiano Corrêa/RS, através de simulações computacionais, utilizando o software EnergyPlus, indicado pela ABNT NBR 15575:2013. Analisaram-se novas materialidades e diferentes isolantes térmicos, avaliando a influência de cada um deles, frente ao desempenho térmico, com o intuito de apontar alternativas de melhoria a serem aplicadas nas habitações em questão e também, habitações futuras. Com os resultados obtidos, constatou-se que as habitações analisadas apresentam conforto térmico abaixo do mínimo previsto em norma no verão. Ainda, foi possível determinar quais os sistemas construtivos que tiveram maior influência, de forma positiva, no desempenho térmico. O sistema construtivo do forro apresentou a maior influência na temperatura interna das habitações, na estação do verão, enquanto que, no inverno, foi o sistema construtivo das paredes. Quando aplicado a materialidade de melhor resultado, como solução para as habitações existentes, obteve-se uma melhora na temperatura interna de 4,7°C, no verão, e 1,49°C, no inverno, enquanto que, na análise como solução para as habitações futuras, foi possível atingir uma melhora de 7,4°C, no verão e 4,9°C no inverno, alcançando níveis de desempenho térmico satisfatórios, em ambos os casos.
Descrição
Palavras-chave
Conforto térmico; Habitações; Materialidade; Isolantes térmicos; EnergyPlus
Citação
LOSS, Gabriela Trevisol. Avaliação do desempenho térmico de habitações do programa nacional de habitação rural no município de Vespasiano Corrêa/RS. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 nov. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2753.