Estudo da influência de finos de resíduos de construção e demolição nas propriedades mecânicas do concreto autoadensável

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Data
2019-11
Orientador
Mascolo, Rafael
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Resumo
Os agregados oriundos de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) já estão sendo empregados na produção de concretos, no entanto o uso de materiais finos de agregados reciclados, que são gerados em larga quantia, não são aconselhados na produção de concretos convencionais (CCV) devido à influência direta em algumas das suas propriedades. O concreto autoadensável (CAA) é um concreto especial que contém as seguintes características: fluidez, habilidade passante e resistência à segregação. Entretanto, para obter essas propriedades é necessário o uso de materiais finos ou adições minerais em sua composição. Por isso, o CAA é considerado uma ótima chance do uso da fração fina dos agregados reciclados. Desta forma, este estudo analisou a influência de dois diferentes tipos de finos de RCD (concreto e material cerâmico), em substituição parcial à areia, no comportamento do CAA em relação às propriedades de autoadensabilidade, mecânicas e de durabilidade. Os resultados do CAA no estado fresco mostraram que todos os concretos são aceitáveis quanto às propriedades de autoadensabilidade, apresentando comportamentos semelhantes nos três traços realizados. Sobre as propriedades mecânicas dos concretos, verificou-se que o CAA de referência atingiu resultados superiores de resistência à compressão e módulo de elasticidade em comparação aos concretos com finos de RCD. Acerca do ensaio de absorção de água por capilaridade, que está diretamente relacionado à durabilidade do concreto, percebeu-se que o CAA de referência obteve melhores resultados (diminuição na taxa de absorção de água) do que os concretos com agregados reciclados.
Descrição
Palavras-chave
Concreto autoadensável; Materiais finos; Resíduos de construção e demolição
Citação
LAUDE, Eduarda Mocellin. Estudo da influência de finos de resíduos de construção e demolição nas propriedades mecânicas do concreto autoadensável. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 09 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2754.