Estudo da viabilidade da substituição parcial do agregado miúdo por agregado miúdo reciclado de PVC (policloreto de vinila) em concretos convencionais

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-11
Orientador
Righi, Débora Pedroso
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Diversos estudos relacionam o aumento da degradação ambiental com a crescente extração de recursos naturais para sua utilização como matérias-primas para a construção. Em paralelo a este fato, a construção civil é o setor que mais gera resíduos, os quais, na maioria dos casos, não recebem a correta destinação. Isto deixa claro o quão relacionado estão o tema da sustentabilidade a da construção civil, sendo um grande desafio manter a harmonia entre a exploração de recursos, o seu consumo e a geração de resíduos. Dentre os resíduos gerados pela construção, pode-se mencionar o Polyvinly Chloride ou Policloreto de Vinila (PVC). O estudo tem como objetivo verificar a influência da substituição parcial do agregado natural por resíduo de PVC moído em concretos convencionais, analisando seu desempenho quanto às propriedades físicas e mecânicas. Inicialmente, desenvolveu-se uma pesquisa acerca do tema para obter o devido embasamento sobre os resíduos de PVC, bem como, sobre o concreto e seus componentes. O programa experimental foi divido em quatro estágios, no primeiro foram realizados os ensaios caracterização dos materiais utilizados, em seguida, foi definido o traço, na terceira etapa, dosou-se quatro traços de concreto, um de referência, sem nenhum tipo de modificação, e outros três com a substituição parcial do agregado miúdo por agregado reciclado, sendo elas nas proporções de 5%, 10% e 15%. Os resultados obtidos através dos ensaios e análises realizados permitiu concluir que a porcentagens de 5% é a mais indicada para o uso em concretos convencionais, sendo que esta obteve resultados melhores que o concreto de referência em todos os aspectos analisados. No traço com 10% de substituição, também se observou resultados positivos, ainda que estes não superem o concreto referência.
Descrição
Palavras-chave
PVC; Concreto; Sustentabilidade; Agregado Reciclado; Resíduos
Citação
WELZBACHER, Guilherme. Estudo da viabilidade da substituição parcial do agregado miúdo por agregado miúdo reciclado de PVC (policloreto de vinila) em concretos convencionais. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2756.