Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2756
Title: Estudo da viabilidade da substituição parcial do agregado miúdo por agregado miúdo reciclado de PVC (policloreto de vinila) em concretos convencionais
Authors: Welzbacher, Guilherme
Keywords: PVC;Concreto;Sustentabilidade;Agregado Reciclado;Resíduos
Date of Defense: 4-Dec-2019
Issue Date: Nov-2019
Citation: WELZBACHER, Guilherme. Estudo da viabilidade da substituição parcial do agregado miúdo por agregado miúdo reciclado de PVC (policloreto de vinila) em concretos convencionais. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2756.
Abstract: Diversos estudos relacionam o aumento da degradação ambiental com a crescente extração de recursos naturais para sua utilização como matérias-primas para a construção. Em paralelo a este fato, a construção civil é o setor que mais gera resíduos, os quais, na maioria dos casos, não recebem a correta destinação. Isto deixa claro o quão relacionado estão o tema da sustentabilidade a da construção civil, sendo um grande desafio manter a harmonia entre a exploração de recursos, o seu consumo e a geração de resíduos. Dentre os resíduos gerados pela construção, pode-se mencionar o Polyvinly Chloride ou Policloreto de Vinila (PVC). O estudo tem como objetivo verificar a influência da substituição parcial do agregado natural por resíduo de PVC moído em concretos convencionais, analisando seu desempenho quanto às propriedades físicas e mecânicas. Inicialmente, desenvolveu-se uma pesquisa acerca do tema para obter o devido embasamento sobre os resíduos de PVC, bem como, sobre o concreto e seus componentes. O programa experimental foi divido em quatro estágios, no primeiro foram realizados os ensaios caracterização dos materiais utilizados, em seguida, foi definido o traço, na terceira etapa, dosou-se quatro traços de concreto, um de referência, sem nenhum tipo de modificação, e outros três com a substituição parcial do agregado miúdo por agregado reciclado, sendo elas nas proporções de 5%, 10% e 15%. Os resultados obtidos através dos ensaios e análises realizados permitiu concluir que a porcentagens de 5% é a mais indicada para o uso em concretos convencionais, sendo que esta obteve resultados melhores que o concreto de referência em todos os aspectos analisados. No traço com 10% de substituição, também se observou resultados positivos, ainda que estes não superem o concreto referência.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2756
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019GuilhermeWelzbacher.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons