Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2757
Title: Análise e dimensionamento de uma rede de abastecimento de água existente em uma localidade rural do município de Arroio do Meio-RS visando sua otimização operacional
Authors: Graff, Neimar Marciel
Keywords: Diagnóstico;Rede de água;Simulação hidráulica;Epanet
Date of Defense: 11-Dec-2019
Issue Date: Nov-2019
Citation: GRAFF, Neimar Marciel. Análise e dimensionamento de uma rede de abastecimento de água existente em uma localidade rural do município de Arroio do Meio-RS visando sua otimização operacional. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 11 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2757.
Abstract: Uma preocupação recorrente em sistemas de abastecimento de água (SAA), são as perdas que acontecem em toda sua extensão, porém com maior frequência nas redes que a distribuem. Os principais fatores de perdas, são pressões elevadas, variações de pressão, utilização de material e mão-de-obra inadequados, sendo que dificilmente é possível anulá-las, mas pode-se amenizá-las. Outro fator, é que redes de águas de comunidades rurais geralmente são feitas sem seguir padrões normatizados de instalação, e não tem registrados trajetos e tipos de tubulações utilizados. Este trabalho teve como objetivo, o mapeamento para registrar, caracterizar e dimensionar a rede existente que abastece 28 famílias em uma comunidade rural do município de Arroio do Meio – RS, para futuras manutenções e alterações, sendo que com o diagnóstico foram apresentadas propostas de possíveis melhorias através de simulações do programa Epanet 2.0. Os resultados indicaram que a rede foi executada com dimensões de tubulações abaixo do indicado pela norma regulamentadora, com velocidades de fluxo de água abaixo do mínimo exigido, e com as pressões nos locais mais próximos do reservatório ineficientes. As propostas de melhoria para a rede, envolveram o aumento de diâmetro da rede principal e a elevação do reservatório, sendo que somente a segunda alcançou os objetivos de melhorar a pressão do sistema de abastecimento. Outra alternativa para resolver pontos específicos de falta de pressão foi instalar pressurizadores por ponto de consumo, que seria a opção mais viável economicamente, uma vez que se trata de uma sociedade de água de pequeno porte.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2757
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019NeimarMGraff.pdf2,87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons