Análise e dimensionamento de uma rede de abastecimento de água existente em uma localidade rural do município de Arroio do Meio-RS visando sua otimização operacional

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-11
Orientador
Kronbauer, Marcelo Luis
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Uma preocupação recorrente em sistemas de abastecimento de água (SAA), são as perdas que acontecem em toda sua extensão, porém com maior frequência nas redes que a distribuem. Os principais fatores de perdas, são pressões elevadas, variações de pressão, utilização de material e mão-de-obra inadequados, sendo que dificilmente é possível anulá-las, mas pode-se amenizá-las. Outro fator, é que redes de águas de comunidades rurais geralmente são feitas sem seguir padrões normatizados de instalação, e não tem registrados trajetos e tipos de tubulações utilizados. Este trabalho teve como objetivo, o mapeamento para registrar, caracterizar e dimensionar a rede existente que abastece 28 famílias em uma comunidade rural do município de Arroio do Meio – RS, para futuras manutenções e alterações, sendo que com o diagnóstico foram apresentadas propostas de possíveis melhorias através de simulações do programa Epanet 2.0. Os resultados indicaram que a rede foi executada com dimensões de tubulações abaixo do indicado pela norma regulamentadora, com velocidades de fluxo de água abaixo do mínimo exigido, e com as pressões nos locais mais próximos do reservatório ineficientes. As propostas de melhoria para a rede, envolveram o aumento de diâmetro da rede principal e a elevação do reservatório, sendo que somente a segunda alcançou os objetivos de melhorar a pressão do sistema de abastecimento. Outra alternativa para resolver pontos específicos de falta de pressão foi instalar pressurizadores por ponto de consumo, que seria a opção mais viável economicamente, uma vez que se trata de uma sociedade de água de pequeno porte.
Descrição
Palavras-chave
Diagnóstico; Rede de água; Simulação hidráulica; Epanet
Citação
GRAFF, Neimar Marciel. Análise e dimensionamento de uma rede de abastecimento de água existente em uma localidade rural do município de Arroio do Meio-RS visando sua otimização operacional. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 11 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2757.