Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2759
Title: Avaliação e dimensionamento hidráulico de um sistema de abastecimento de água em zona rural do município de Estrela/RS
Authors: Diehl, Roberta
Keywords: Diagnóstico;Sistema de abastecimento;Dimensionamento;Distribuição;EPANET
Date of Defense: 11-Dec-2019
Issue Date: Nov-2019
Citation: DIEHL, Roberta. Avaliação e dimensionamento hidráulico de um sistema de abastecimento de água em zona rural do município de Estrela/RS. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 11 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2759.
Abstract: A água é o bem natural utilizado para todas as necessidades básicas e ações ligadas ao desenvolvimento das populações, sendo essas comprometidas facilmente com a sua escassez, desde as mais antigas civilizações, perante a isso, surge os sistemas de abastecimento de água que possuem o intuito de distribuir a água dentro dos parâmetros de qualidade, com vazão e pressões adequadas. Sendo de extrema importância o desenvolvimento deste sistema e todos os seus elementos constituintes segundo as normas, para a garantia de sua eficiência, principalmente para comunidades rurais onde seus municípios não lhe garantem esse serviço básico conforme estipulado pela lei, obrigando-os a tomar iniciativas como a criação de associações para o controle dos seus sistemas. Este trabalho aprofundou conhecimentos sobre abastecimento de água, analisou e diagnosticou a eficácia de um sistema de abastecimento rural em Estrela, principalmente na sua qualidade de água, reservação e rede de distribuição, juntamente com a realização do dimensionamento de um novo sistema de abastecimento. Onde realizou-se pesquisas a campo e investigações para a obtenção de dados e caracterização técnica, utilizando-se do programa EPANET para a realização de simulações que possibilitaram a verificação, diagnóstico e planejamento de ações que garantiram a capacidade do sistema, para suprir as demandas dos pontos de consumo, com pressões e vazões adequadas. Para as análises de custo das alternativas propostas para a solução dos problemas, utilizou-se como base de preços a tabela SINAPI e fornecedores da região. Com os resultados alcançados, encontrou-se problemas na reservação de capacidade de armazenamento para atender a população, verificou-se que a rede de distribuição atual é formada por quatro redes independentes e determinou-se os valores de perda de carga, velocidades e pressões para cada uma delas. Propondo três alternativas para a otimização do sistema, sendo a primeira a substituição das tubulações conforme os diâmetros estabelecidos pela normativa, a segunda a interligação das redes de distribuição e na terceira a instalação de válvulas redutoras de pressão e bombas pressurizadoras, apresentando-se essa a correta, pois ser a melhor solução técnica e econômica.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2759
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019RobertaDiehl.pdf5,09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons