Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/277
Title: Educação matemática, etnomatemática e vitivinicultura: analisando uma prática pedagógica
Authors: Grasseli, Fernandes  Lattes
Keywords: Educação Matemática;Etnomatemática;Ensino Médio
Date of Defense: 9-Apr-2012
Issue Date: 18-Jun-2012
Citation: GRASSELI, Fernandes. "Educação matemática, etnomatemática e vitivinicultura: analisando uma prática pedagógica". 2012. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 09 abr. 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/277>.
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo examinar quais regras matemáticas emergem quando um grupo de alunos analisa questões vinculadas à cultura da viticultura e quais os sentidos atribuídos, por estes alunos, a tais regras e àquelas usualmente presentes na matemática escolar. A parte empírica da pesquisa – uma prática pedagógica investigativa - foi realizada, durante o ano de 2010, em uma turma de alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Migliorini, de Monte Belo do Sul – RS. O material de pesquisa foi constituído pelo diário de campo do pesquisador, filmagens da prática pedagógica, entrevistas semiestruturadas realizadas pelos alunos, com agricultores da região, material escrito pelos alunos e observações em uma tanoaria do Município. O material empírico coletado foi analisado tendo como referenciais teóricos o campo da Etnomatemática. Essa prática investigativa resultou em três unidades de análise: a) as regras matemáticas que emergiram das práticas laborais dos entrevistados aludem a estimativas e a arredondamentos; b) na análise das práticas matemáticas não escolares, os alunos, durante as apresentações dos trabalhos, estabeleciam relações por meio de regras presentes na matemática escolar e c) o professor e os alunos tornaram-se pesquisadores durante o processo investigativo. Esses resultados são produtivos para problematizar o campo da Educação Matemática, em especial no que tange aos discursos que apregoam “verdades” instituídas tais como que “Matemática é difícil”, ou desconectada da cultura dos indivíduos.
URI: http://hdl.handle.net/10737/277
Appears in Collections:Ensino de Ciências Exatas

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