Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2809
Title: Utilização dos Softwares Tux of Math Command e Gcompris no Ensino das Quatro Operações Fundamentais da Matemática
Authors: Carvalho, Carlos Rodrigues de  Lattes
Keywords: Ensino;Operações fundamentais;Tux of Math Command;Gcompris;Teaching;Basic operations
Date of Defense: 23-Aug-2019
Issue Date: Aug-2019
Citation: CARVALHO, Carlos Rodrigues de. "Utilização dos Softwares Tux of Math Command e Gcompris no Ensino das Quatro Operações Fundamentais da Matemática". 2019. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 23 ago. 2019. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/2809>.
Abstract: Atualmente, vivenciamos a necessidade de acompanhar a evolução da tecnologia; portanto, o professor e a escola precisam buscar diferentes formas de ensinar o aluno contemporâneo. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar como os Softwares Tux of Math Command e Gcompris podem contribuir para o ensino de Matemática, envolvendo as operações de adição, subtração multiplicação e divisão, em uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental, do Núcleo Municipal de Educação Vereador Francisco das Chagas Rodrigues, Escola localizada no Município de Santo Antônio de Lisboa-PI. Para atendê-lo, elencaram-se os seguintes objetivos específicos: desenvolver atividades envolvendo o estudo das quatro operações matemáticas por meio dos Softwares Tux of Math Command e Gcompris; avaliar se as práticas desenvolvidas contribuíram para melhorar as habilidades de cálculo de Matemática e analisar, sob o olhar dos alunos, o auxílio dos softwares Tux of Math Command e Gcompris no ensino de Matemática envolvendo o estudo das quatro operações. A pesquisa se justifica por despertar o interesse dos alunos à necessidade de compreensão das quatro operações fundamentais por meio de recursos informatizados. O estudo esteve fundamentado em autores como Borba e Penteado (2001); Moran (2000); Valente (1997); Siqueira (2011), Portugal e Murarolli (2015); Tavares (2015); Magalhães et al. (2013), entre outros. Em termos de metodologia, a pesquisa tem abordagem de natureza qualitativa e caráter descritivo de observações e registros, aproximando-se de um estudo de caso, em que diversos instrumentos de coleta foram utilizados; dentre eles, o uso de questionário, registro de imagens, cadernos dos alunos. A intervenção pedagógica ocorreu em sete encontros, totalizando dezesseis horas aulas. Com a aplicação das atividades, foi possível perceber que as práticas desenvolvidas contribuíram para melhorar a compreensão dos conceitos de Matemática abordados, pois os estudantes participavam com entusiasmo, cumpriam os desafios e ainda ficavam na expectativa do que haveria na aula seguinte. Dessa forma, aprenderam com mais facilidade, demonstrando um interesse maior pelos assuntos trabalhados em sala de aula.
Nowadays, we experience a need to follow up technology evolution; therefore, teacher and school need to seek different ways to teach a modern student. In this scope, this present work aims to investigate how Tux of Math Command and Gcompris Softwares can contribute for mathematics teaching, involving operations of addition, subtraction, multiplication, and division in a 5th grade class, in Town Councilor Francisco das Chagas Rodrigues Educational Center, located in Santo Antônio de Lisboa-PI. To do so, we catalogued these following specific objectives: develop activities involving the four mathematical operations study through Tux of Math Command and Gcompris Softwares; evaluate if developed practices contributed to improve skills in Mathematics calculus, and analyze, under point of view of students, contributions of Tux of Math Command and Gcompris Softwares in mathematics teaching involving the four basic mathematical operations study. This research justifies itself by awakening interest of students to understand the four basic operations through computerized resources. The study was reasoned in authors like Borba and Penteado (2001), Moran (2000), Valente (1997), Siqueira (2011), Portugal; Murarolli (2015), Tavares (2015), Magalhães et al. (2013), and others. Regarding methodology, this is a qualitative research with descriptive character of observations and records, being similar to a case study, where diverse data collection instruments were utilized, among them, there were a questionnaire, images recording, and students notebooks. Pedagogical intervention happened in seven encounters, totalizing sixteen hours of class. With activities appliance, we perceived an improvement in Mathematics concepts understanding, for students participated with enthusiasm, accomplished challenges, and still they were anticipating for what would there be in next class. Thus, students learned more easily, demonstrating a greater interest for topics studied in class.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2809
Appears in Collections:Ensino de Ciências Exatas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019CarlosRodriguesdeCarvalho.pdf3,25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons