Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/281
Title: Um olhar histórico nas aulas de trigonometria: possibilidades de uma prática pedagógica investigativa
Authors: Bortoli, Gladis  Lattes
Keywords: História da Matemática;Etnomatemática;Trigonometria Triângulo Retângulo;Educação Matemática
Date of Defense: 29-Jun-2012
Issue Date: 14-Sep-2012
Citation: BORTOLI, Gladis. "Um olhar histórico nas aulas de trigonometria: possibilidades de uma prática pedagógica investigativa". 2012. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 jun. 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/281>.
Abstract: O objetivo central desta pesquisa visou problematizar, junto a um grupo de alunos do 2° ano do Ensino Médio de uma escola particular de Caxias do Sul – RS, a construção de conhecimentos vinculados à Trigonometria no triângulo retângulo. No problema de pesquisa, analisaram-se quais as possibilidades da inserção da História da Matemática no ensino e na aprendizagem da Trigonometria presente no triângulo retângulo, no Ensino Médio, tendo como aporte teórico o campo da Etnomatemática. A investigação teve uma abordagem qualitativa, e a coleta de dados foi realizada por meio de questionários, conversas informais com os alunos, gravações e fotos das aulas, bem como de materiais produzidos por eles. Os alunos foram instigados a pesquisar, a explorar e interpretar conceitos trigonométricos, principalmente por meio de atividades práticas, como a construção e utilização do astrolábio e um trabalho envolvendo os profissionais da construção civil. A pesquisa revelou que a abordagem aplicada tornou o processo de ensino e de aprendizagem mais interativo, construtivo e participativo, provocando o envolvimento dos alunos. Estes conseguiram estabelecer relações entre a matemática escolar e os saberes matemáticos culturais. O professor teve um papel de orientador e contribuiu para o aluno buscar, analisar e assumir uma postura de pesquisador.
URI: http://hdl.handle.net/10737/281
Appears in Collections:Ensino de Ciências Exatas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GladisBortoli.pdf4,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons