Educação matemática, culturas rurais e etnomatemática: possibilidades de uma prática pedagógica

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Data
2012-10-03
Orientador
Giongo, Ieda Maria
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Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar os jogos de linguagem matemáticos que emergem quando alunos de uma turma da Sétima Série do Ensino Fundamental, de uma escola situada num pequeno município gaúcho, lidam com situações vinculadas à disciplina Matemática e como tais jogos se relacionam com os que usualmente estão presentes na cultura camponesa da sua comunidade. A metodologia que orienta a investigação é a qualitativa, baseada em técnicas oriundas da etnografia, tais como: observação direta, entrevistas individuais e de grupo focal. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são oriundos da etnomatemática. O material de pesquisa é composto por: diário de campo da professora pesquisadora, relatos e material escrito produzidos por pais e alunos da escola pesquisada. Os resultados da prática investigativa indicam que os alunos sujeitos da pesquisa, quando resolvem questões vinculadas à forma de vida camponesa se expressam por meio de regras próprias daquela cultura. Porém, ao resolverem as mesmas questões no ambiente escolar, valem-se de regras usualmente presentes na matemática escolar.
Descrição
Palavras-chave
Educação matemática; Etnomatemática; Ensino fundamental
Citação
STRAPASSON, Andreia Godoy. Educação matemática, culturas rurais e etnomatemática: possibilidades de uma prática pedagógica. 2012. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 mar. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/283.