Análise das propriedades mecânicas de placas cimentícias produzidas com base no sistema grc com a incorporação de diferentes tipos de fibras

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2020-06
Orientador
Mascolo, Rafael
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A presença do sistema construtivo de painéis de GRC (Glassfibre Reinforced Concrete) no setor da construção civil tem vantagens para a pré-fabricação das fachadas, uma vez que contribui com a leveza, apresenta altos níveis de desempenho e diversos tipos de acabamentos. O GRC é composto por cimento, e areia, reforçado com a fibra de vidro do tipo AR. As fibras garantem uma melhora nas propriedades mecânicas do compósito, se tratando da resistência à tração e à flexão, e garantem uma menor espessura da peça fabricada e, consequentemente, pesos inferiores ao do concreto armado. No intuito de buscar novas alternativas do GRC, definiu-se a elaboração de um estudo com a utilização de diferentes tipos de fibras e diferentes teores. As placas foram produzidas no processo de fabricação premix, com a utilização dos seguintes tipos de fibras: aço, polipropileno e vidro, bem como os teores de fibra em 0,5%, 1,0% e 1,5%, onde as placas foram testadas pelo ensaio de flexão e absorção de água, e os corpos de prova cilíndricos ao teste de compressão axial. Todos os resultados, de ambos os ensaios, apresentaram valores positivos. Os valores encontrados para flexão estão acima do mínimo de 5 MPa recomendado pelo Glassfibre Reinforced Concrete Association. A partir da análise de variância ANOVA verificou-se que a variação do teor de fibras não tem influência nas propriedades mecânicas, considerando os valores utilizados no presente trabalho.
Descrição
Palavras-chave
GRC; Pré-fabricação das fachadas; Fibras
Citação
SILBERSCHLAG, Douglas. Análise das propriedades mecânicas de placas cimentícias produzidas com base no sistema grc com a incorporação de diferentes tipos de fibras. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 13 jul. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2840.