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Title: Análise das propriedades mecânicas de placas cimentícias produzidas com base no sistema grc com a incorporação de diferentes tipos de fibras
Authors: Silberschlag, Douglas
Keywords: GRC;Pré-fabricação das fachadas;Fibras
Date of Defense: 13-Jul-2020
Issue Date: Jun-2020
Citation: SILBERSCHLAG, Douglas. Análise das propriedades mecânicas de placas cimentícias produzidas com base no sistema grc com a incorporação de diferentes tipos de fibras. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 13 jul. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2840.
Abstract: A presença do sistema construtivo de painéis de GRC (Glassfibre Reinforced Concrete) no setor da construção civil tem vantagens para a pré-fabricação das fachadas, uma vez que contribui com a leveza, apresenta altos níveis de desempenho e diversos tipos de acabamentos. O GRC é composto por cimento, e areia, reforçado com a fibra de vidro do tipo AR. As fibras garantem uma melhora nas propriedades mecânicas do compósito, se tratando da resistência à tração e à flexão, e garantem uma menor espessura da peça fabricada e, consequentemente, pesos inferiores ao do concreto armado. No intuito de buscar novas alternativas do GRC, definiu-se a elaboração de um estudo com a utilização de diferentes tipos de fibras e diferentes teores. As placas foram produzidas no processo de fabricação premix, com a utilização dos seguintes tipos de fibras: aço, polipropileno e vidro, bem como os teores de fibra em 0,5%, 1,0% e 1,5%, onde as placas foram testadas pelo ensaio de flexão e absorção de água, e os corpos de prova cilíndricos ao teste de compressão axial. Todos os resultados, de ambos os ensaios, apresentaram valores positivos. Os valores encontrados para flexão estão acima do mínimo de 5 MPa recomendado pelo Glassfibre Reinforced Concrete Association. A partir da análise de variância ANOVA verificou-se que a variação do teor de fibras não tem influência nas propriedades mecânicas, considerando os valores utilizados no presente trabalho.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2840
Appears in Collections:Engenharia Civil

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