Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2841
Title: Aplicação do método de Percentual de Planos Concluídos (PPC) no planejamento de curto prazo: estudo de caso em obra pública com mão de obra mista
Authors: Biberg, Igor Roberto
Keywords: Planejamento de Curto Prazo;Percentual de Planos Concluídos (PPC);Construção Civil
Date of Defense: 14-Jul-2020
Issue Date: Jul-2020
Citation: BIBERG, Igor Roberto. Aplicação do método de Percentual de Planos Concluídos (PPC) no planejamento de curto prazo: estudo de caso em obra pública com mão de obra mista. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 jul. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2841.
Abstract: O setor da construção civil tem aumentado a utilização do planejamento por conta do crescimento da concorrência entre as empresas, o que torna o consumidor final mais crítico em relação aos prazos e a qualidade. O presente trabalho objetivou a introdução do planejamento de curto prazo, por meio do método de Percentual de Planos Concluídos (PPC), em uma empresa na cidade de Lajeado. O estudo de caso se dividiu em três fases de execução em uma obra pública com mão de obra mista, inicialmente aplicando o PPC por 10 semanas para levantamento de dados (fase 1), seguidas por 8 semanas de aplicação com entrega de cartão de responsabilidade às equipes (fase 2) e 5 semanas com recompensa final para as melhores equipes (fase 3). Os resultados indicam um percentual médio do cumprimento do planejado de 72%, 77% e 90%, para as fases 1, 2 e 3, respectivamente, indicando um aumento da assertividade do planejamento conforme a implantação dos novos procedimentos. Como principais causas de desvio de planos, pode-se apontar o absenteísmo dos funcionários e as mudanças de planos da equipe de planejamento. Com isto é possível concluir que o uso do método de Percentual de Planos Concluídos (PPC) é benéfico ao planejamento das empresas da indústria da construção civil, sendo os resultados alcançados amplificados, dependendo do método de incentivo escolhido como padrão pela construtora.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2841
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020IgorRobertoBiberg.pdf9,49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons