Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2842
Title: Espelho, espelho meu: gestor escolar empreendedor, eu?
Authors: Vier, Tatiane Reginatto  Lattes
Keywords: Educação Empreendedora;Gestão Escolar;Educação Infantil;Entrepreneurial Education;School management;Child Education
Date of Defense: 6-Dec-2019
Issue Date: Dec-2019
Citation: VIER, Tatiane Reginatto. "Espelho, espelho meu: gestor escolar empreendedor, eu?". 2019. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 dez. 2019. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/2842>.
Abstract: Liderar? Gerir? Independente da interrogativa, torna-se latente pensar na figura dogestor, em especial do gestor escolar empreendedor (CAMPOS, 2017). A presente investigação, surge com o intuito de averiguar quais reflexos repercutem no desenvolvimento do ensino de uma escola de Educação Infantil a partir das ações de gestores empreendedores. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas norteadas pela análise de imagens com uma gestora e duas professoras da instituição e dos registros do Diário de Itinerância. A análise dos dados aproximou-se da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Após a análise dos dados, evidenciou-se que a gestora possui características de um gestor escolar empreendedor, mesmo que ainda esteja desenvolvendo algumas. Foi possível também, identificar a relação do exercício destas características da gestão empreendedora com os processos de ensino da escola, evidenciados desde a organização e manutenção do espaço, a compra de materiais, as intervenções didáticas, até mesmo a aproximação com as crianças e com as famílias.
Lead? To manage? Regardless of the interrogative, it becomes latent to think of the figure of the manager, especially the entrepreneurial school manager (CAMPOS, 2017). This research aims to find out which reflexes have repercussions on the development of the teaching of a preschool based on the actions of entrepreneurial managers. Data were obtained through semi-structured interviews guided by image analysis with a manager and two teachers of the institution and the records of the Itinerancy Diary. Data analysis approached content analysis (BARDIN, 2011). After data analysis, it became evident that the manager has characteristics of an entrepreneurial school manager, even though she is still developing some. It was also possible to identify the relationship between the exercise of these characteristics of entrepreneurial management and the teaching processes of the school, evidenced from the organization and maintenance of the space, the purchase of materials, the didactic interventions, even the approach with the children and the children. families.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2842
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