Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/286
Title: Pluralidade corporal e ginástica: o contexto escolar e materiais alternativos
Authors: Otsuka, Marcos Minoru  Lattes
Keywords: Ginástica;Educação Física Escolar;Pesquisa Qualitativa;Rede Municipal de Ensino de Lajeado/RS
Date of Defense: 2-Oct-2012
Issue Date: 11-Dec-2012
Citation: OTSUKA, Marcos Minoru. "Pluralidade corporal e ginástica: o contexto escolar e materiais alternativos". 2012. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 02 out. 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/286>.
Abstract: O presente estudo analisou as possibilidades do desenvolvimento do conteúdo ginástica e da confecção de materiais alternativos para as aulas de Educação Física de quatro escolas com diferentes representações e localidades dentro do Município de Lajeado. Nesta pesquisa foram identificados os espaços e a infraestrutura onde as aulas de Educação Física ocorrem, como também a formação dos professores e a sua compreensão sobre as práticas das ginásticas utilizadas. Foi foco deste estudo a importância que o conteúdo ginástica apresenta historicamente nas aulas de Educação Física no Brasil e a representatividade do conteúdo para os escolares no desenvolvimento motor, pluralidade corporal, cognitivo e social. O estudo é de caráter qualitativo descritivo e utilizou observações e entrevistas semiestruturadas para a coleta das informações. Os participantes investigados foram os professores de Educação Física do Ensino Fundamental. Este estudo pretende repercutir com a qualificação do conteúdo na formação e no desenvolvimento das práticas educativas e no seu impacto no ambiente educacional. Podemos considerar que este estudo se localiza na perspectiva de aproximação entre um contexto de desenvolvimento corporal e suas particularidades, e a cultura na realização de determinadas práticas corporais, como é o caso da ginástica, o que, no âmbito da Educação Física, denomina-se cultura corporal.
URI: http://hdl.handle.net/10737/286
Appears in Collections:Ambiente e Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarcosOtsuka.pdf3,81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons