Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2867
Title: Estudo do comportamento mecânico de concretos para pavimentos com a utilização de fibra oriunda da reciclagem de pneus
Authors: Dullius, Julian
Keywords: Concretos;Fibra de borracha;Pavimentos rígidos;Sustentabilidade
Date of Defense: 14-Jul-2020
Issue Date: Jun-2020
Citation: DULLIUS, Julian. "Estudo do comportamento mecânico de concretos para pavimentos com a utilização de fibra oriunda da reciclagem de pneus". 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 jul. 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/2867>.
Abstract: Atualmente, um assunto que vem sendo tratado como de suma importância na construção civil e em outras áreas da ciência e tecnologia é a sustentabilidade. As empresas e os profissionais da área buscam cada vez mais alternativas para controlar o consumo excessivo de matéria prima e também reduzir o elevado volume de resíduos gerados, visando diretamente as questões econômicas e ambientais. Aproveitar os resíduos gerados pelo descarte incorreto de pneus é uma possibilidade para diminuir impactos ambientais e também desenvolver novas técnicas construtivas. Este estudo tem como objetivo analisar as propriedades mecânicas de um concreto específico para pavimentos rígidos, sendo acrescentada fibra de borracha oriunda da banda de rodagem de pneus por meio do processo de recauchutagem. Foram produzidos 4 traços, sendo um deles considerado como o referência sem a adição de fibras, e outros 3 com 0,5%, 1,0% e 1,5% de fibras de borracha adicionadas ao volume total do concreto. Analisou-se as propriedades dos concretos no estado fresco e no estado endurecido por meio dos ensaios de Slump Test, de resistência à compressão, resistência à tração por compressão diametral, de flexão a 4 pontos e de abrasão. O concreto com 0,5% de fibras foi o que obteve os resultados mais satisfatórios, pois apresentou melhor trabalhabilidade e melhorou as resistências aos esforços de compressão, de flexão e de abrasão e também mantendo-se equivalente ao esforço de tração, enquanto os traços com 1,0% e 1,5% de fibras de borracha obtiveram uma elevada perda de resistência mecânica.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2867
Appears in Collections:Engenharia Civil

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