Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2868
Title: Análise do comportamento mecânico de vigas de concreto armado com adição de vidro moído submetidas à corrosão acelerada
Authors: Lehnen, Leonardo Augusto
Keywords: Concreto;Vidro moído;Método CAIM;Ensaios
Date of Defense: 23-Jul-2020
Issue Date: Jul-2020
Citation: LEHNEN, Leonardo Augusto. "Análise do comportamento mecânico de vigas de concreto armado com adição de vidro moído submetidas à corrosão acelerada". 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 23 jul. 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/2868>.
Abstract: Nos dias de hoje aumenta a busca por materiais que possam ser utilizados na construção civil que amenizem a degradação e a agressão ao meio ambiente. Com isso, vêm sendo realizado estudos de viabilidade econômica e técnica da utilização de resíduos reciclados em substituição dos materiais tradicionais não renováveis. Um destes resíduos seria o de vidro, material totalmente reciclável e que pode ser útil na composição do concreto. As garrafas de cerveja do tipo long-neck não são retornáveis e nem recolhidas, sendo destinadas aos aterros sanitários. Com o intuito de utilizar essas garrafas de cerveja, este material foi recolhido em casas de festas para a realização deste estudo que teve como objetivo analisar a resistência a íons cloretos, comparando um concreto convencional e um concreto com adições parciais de vidro moído em substituição à areia. Inicialmente definiu-se as características dos materiais, em seguida foi realizada a dosagem e concretagem de 4 traços distintos, onde foi substituído o agregado miúdo (areia) pelo resíduo de vidro das garrafas long-neck nas seguintes proporções 0%, 5%, 15% e 25%. Após este processo, foram moldados os corpos de prova cilíndricos com dimensões de 10x20cm e duas vigas para cada traço, com dimensões de 100x15x10cm. Passados os 28 dias de cura, 4 das 8 vigas foram submetidas ao ensaio de corrosão acelerada por imersão modificada por 30 dias. Posteriormente ao processo de corrosão, foi realizada a análise da resistência à flexão das vigas, análise da fissuração e análise da perda de massa da armadura positiva. A viga de referência submetida ao processo de corrosão demonstrou uma redução de resistência de 24,74%, quando comparada com a viga referência mantida em condição ambiente, enquanto que a viga com 5% de vidro moído não apresentou redução de resistência, a viga com 15% de vidro moído obteve uma redução de suporte de 18,35% e a viga com 25% de vidro moído obteve uma redução de resistência de 18,52%. Com isso, os resultados demonstram que a adição de resíduo de vidro provenientes de garrafas long neck no concreto, podem contribuir para a redução da deterioração das vigas de concreto armado.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2868
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020LeonardoAugustoLehnen.pdf4,1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons