Análise da viabilidade econômico-financeira da implantação de um lar de idosos na cidade de Roca Sales, considerando o risco associado ao retorno esperado

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-11
Orientador
Führ, Ilocir José
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Diante de uma oportunidade de negócio identificada no mercado quanto a abertura de um lar de idosos, faz-se necessário analisar se este tipo de investimento é viável para o investidor. Deste modo, o presente estudo teve por objetivo verificar a viabilidade econômica e financeira da implantação de um lar de idosos no interior da cidade de Roca Sales/RS, considerando o risco associado ao retorno esperado parra o investimento. Para o desenvolvimento teórico do estudo, foram abordados diversos aspectos referentes ao desenvolvimento de projetos, financiamentos e ferramentas de análise de viabilidade financeira, econômica e estatísticas. A metodologia utilizada é exploratória e descritiva, e a análise de dados quanti- qualitativa. Para atingir o objetivo geral deste estudo, foram levantadas as informações necessárias quanto ao valor total do investimento, fontes de financiamento, previsão de receitas, custos e despesas. Com os dados, realizou-se uma projeção realista de fluxo de caixa para os primeiros seis anos de atividade, e fluxos de caixa em cenários pessimista, muito pessimista, otimista e muito otimista, com variação nas receitas, custos fixos e custos variáveis. Calculou-se a viabilidade do investimento através de indicadores financeiros como Taxa mínima de atratividade, Taxa Interna de Retorno, Valor Presente Líquido, Payback Descontado e Índice de Lucratividade, analisou-se o risco associado ao retorno a partir de cálculos estatísticos e realizou-se a análise de sensibilidade e análise de cenários. Após, verificou-se que o investimento é viável e que o valor investido será recuperado dentro do prazo estabelecido de seis anos. Percebeu-se também que a variável do projeto mais sensível é a receita e que o risco presente no investimento é aceitável.
Descrição
Palavras-chave
Lar de Idosos; Investimento; Análise financeira; Indicadores financeiros
Citação
SPELLMEIER, Robson. Análise da viabilidade econômico-financeira da implantação de um lar de idosos na cidade de Roca Sales, considerando o risco associado ao retorno esperado. 2019. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 18 nov. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2891.