Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2891
Title: Análise da viabilidade econômico-financeira da implantação de um lar de idosos na cidade de Roca Sales, considerando o risco associado ao retorno esperado
Authors: Spellmeier, Robson
Keywords: Lar de Idosos;Investimento;Análise financeira;Indicadores financeiros
Date of Defense: 18-Nov-2019
Issue Date: Nov-2019
Citation: SPELLMEIER, Robson. Análise da viabilidade econômico-financeira da implantação de um lar de idosos na cidade de Roca Sales, considerando o risco associado ao retorno esperado. 2019. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 18 nov. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2891.
Abstract: Diante de uma oportunidade de negócio identificada no mercado quanto a abertura de um lar de idosos, faz-se necessário analisar se este tipo de investimento é viável para o investidor. Deste modo, o presente estudo teve por objetivo verificar a viabilidade econômica e financeira da implantação de um lar de idosos no interior da cidade de Roca Sales/RS, considerando o risco associado ao retorno esperado parra o investimento. Para o desenvolvimento teórico do estudo, foram abordados diversos aspectos referentes ao desenvolvimento de projetos, financiamentos e ferramentas de análise de viabilidade financeira, econômica e estatísticas. A metodologia utilizada é exploratória e descritiva, e a análise de dados quanti- qualitativa. Para atingir o objetivo geral deste estudo, foram levantadas as informações necessárias quanto ao valor total do investimento, fontes de financiamento, previsão de receitas, custos e despesas. Com os dados, realizou-se uma projeção realista de fluxo de caixa para os primeiros seis anos de atividade, e fluxos de caixa em cenários pessimista, muito pessimista, otimista e muito otimista, com variação nas receitas, custos fixos e custos variáveis. Calculou-se a viabilidade do investimento através de indicadores financeiros como Taxa mínima de atratividade, Taxa Interna de Retorno, Valor Presente Líquido, Payback Descontado e Índice de Lucratividade, analisou-se o risco associado ao retorno a partir de cálculos estatísticos e realizou-se a análise de sensibilidade e análise de cenários. Após, verificou-se que o investimento é viável e que o valor investido será recuperado dentro do prazo estabelecido de seis anos. Percebeu-se também que a variável do projeto mais sensível é a receita e que o risco presente no investimento é aceitável.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2891
Appears in Collections:Administração - LFE Administração de Empresas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019RobsonSpellmeier.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons