A autonomia e o ensino de desenho técnico com o recurso Sketchup

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2020-05
Orientador
Neide, Ítalo Gabriel
Banca
Schuck, Rogério José
Trentin, Marco Antônio Sandini
Dullius, Maria Madalena
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A falta de conhecimentos básicos em Desenho Geométrico e as dificuldades em manipular ferramentas e instrumentos próprios do desenho, são alguns dos possíveis problemas que alunos ingressantes nas primeiras séries dos Cursos Técnicos Integrados de Nível Médio no Instituto Federal do Maranhão – campus Alcântara apresentam. Acreditamos que isso tem afetado o desenvolvimento do ensino de desenho técnico nos cursos técnicos dessa instituição. Assim, este estudo teve como objetivo investigar o surgimento de autonomia e motivação a partir da utilização do software SketchUp no ensino de desenho com alunos do curso Técnico em Eletrônica integrado ao ensino médio. A fim de verificar se esse recurso estimula o desenvolvimento de autonomia no estudante dos cursos técnicos profissionalizantes, desenvolvemos um ambiente de ensino apoiado nas tecnologias digitais. Dessa forma, em consonância com esse objetivo, definimos como questão primária de estudo se uma experiência pedagógica mediada por um software de desenho dinâmico contribui para o desenvolvimento de atitude autônoma em um grupo de alunos do curso técnico em Eletrônica do IFMA – campus Alcântara. Os objetivos inerentes à pesquisa foram identificar conhecimentos prévios exigidos na concepção de conceitos de desenho técnico, desenvolver atividades estimulantes à autonomia e experenciar as percepções dos alunos quanto ao uso de um software para potencializar o ensino de desenho técnico. Os sujeitos da pesquisa são 08 alunos do curso Técnico em Eletrônica integrado ao ensino médio do IFMA em Alcântara. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa descritiva, aproximando-se de pressupostos de estudo de caso. A investigação foi estruturada no desenvolvimento de aplicações práticas de construção de figuras geométricas em projetos eletroeletrônicos com o programa SketchUp e um questionário de percepções, ao final. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o uso das tecnologias digitais no cotidiano do aprendiz, promove o interesse e o dinamismo em aulas de desenho técnico e estimula a motivação nos alunos para desenvolverem autocriação e autonomia.

The lack of basic knowledge in Geometric Drawing and the difficulties in manipulating tools and instruments proper to the design, are some of the possible problems that students entering the first series of technical courses integrated to high school at the Federal Institute of Maranhão - campus Alcântara. We believe that this has affected the development of Technical Drawing teaching in the technical courses of that institution. Thus, this study aimed to investigate the emergence of autonomy and motivation from the use of SketchUp software in the teaching of drawing with students of the Electronic Technician course integrated with the high school of this institution. In order to verify if this resource stimulates the development of autonomy in students in professional technical courses, we have developed a teaching environment supported by digital technologies. Therefore, in line with this objective, we defined as a primary study question whether a pedagogical experience mediated by dynamic design software contributes to the development of an autonomous attitude in a group of students in the technical course in Electronics at IFMA - campus Alcântara. The objectives inherent to the research were to identify previous knowledge required in the conception of technical design concepts, to develop activities that encourage autonomy and to experience students' perceptions regarding the use of software to enhance the teaching of Technical Design. The research subjects are eight students of the IFMA’s Electronic Technician course integrated to the high school, in Alcântara. The research took a descriptive qualitative approach, with assumptions of case study method. The investigation was structured in the development of practical applications of geometric figures construction in electronic projects with the SketchUp program and a questionnaire of perceptions, in the end. The results of the research showed that the use of digital technologies in the apprentice's daily life, promotes interest and dynamism in technical drawing classes and stimulates students' motivation to develop self-creation and autonomy.
Descrição
Palavras-chave
Desenho Técnico; Google SketchUp; Autonomia; Motivação; Technical Drawing; Autonomy; Motivation
Citação
SILVA, Jorge Renato Santos Da. A autonomia e o ensino de desenho técnico com o recurso Sketchup. 2020. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 maio 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2907.