As contribuições das estratégias de ensino para a educação das relações étnico-raciais na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

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Data
2020-09
Autores
Santos, Adelmária Ione dos
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Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar como as estratégias de ensino utilizadas pelos professores do curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa do Campus dos Malês, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), contribuem para o fortalecimento das discussões das questões étnicas. O referencial teórico para a educação das relações étnico-raciais baseia-se nas contribuições de Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga e nas diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais. Ainda no referencial teórico é apresentado um capítulo de revisão de tese e dissertações sobre as estratégias para o ensino das relações étnico-raciais. Os participantes da pesquisa foram egressos e docentes do curso de Licenciatura em Letras Língua-Portuguesa da Unilab - uma universidade pública com um campus no município de São Francisco do Conde. O estudo de caso teve como abordagem a pesquisa qualitativa, e os dados foram coletados por meio de análise documental, observação e entrevista semiestruturada com participantes da pesquisa. A análise dos dados fornece indícios e referências de que as estratégias de ensino possibilitam uma prática docente antirracista, que transforma as aulas em um poderoso instrumento de integração cultural. Além disso, assegura a valorização dos/as discentes e visa a fortalecer o pertencimento étnico-racial deles/as. Por fim, os resultados desta pesquisa apontam contribuições com as discussões acerca de uma pedagogia antirracista a partir da utilização das estratégias de ensino para o ensino das relações étnico-raciais na Educação Superior.
This research aimed to investigate how the teaching strategies used by the professors of Literature and Portuguese graduation course of Unilab (University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony) at Malês Campus contributed to strengthen the discussions of ethnic matters. The theoretical referential to discuss ethnic racial relations is based on the contributions of Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga and national curriculum guidelines for the education of ethnic racial relations. Moreover, in theorical referential, one chapter of review of theses and dissertations about the teaching of ethnic racial relations is introduced. The participants of were graduates and teachers of Literature and Portuguese course of Unilab – a public university with a campus in São Francisco do Conde county. The case study used qualitative research approach and the data were collected through document analysis, observation and semi-structured interview with the participants of the research. The data analysis provides some clues and references that the strategies of teaching enable an anti- racist teaching practice that turns classes into powerful instrument of cultural integration. Besides, it assures the valorization of students and aims to empower their ethnic racial belonging. Lastly, the results of this research provide contributions to the discussions about an anti-racist pedagogy based on the use of teaching strategies for the teaching of ethnic racial relations in high education.
Descrição
Palavras-chave
Educação das relações étnico-raciais, Estratégias de ensino, Unilab, Education of ethnic-racial relations, Teaching strategies
Citação
SANTOS, Adelmária Ione dos. As contribuições das estratégias de ensino para a educação das relações étnico-raciais na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). 2020. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 24 set. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2908.
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