Ensino do empreendedorismo e aprendizagem colaborativa: uma proposta pedagógica para o desenvolvimento do letramento empreendedor

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2020-11
Orientador
Martins, Silvana Neumann
Banca
Boas, Eduardo Pinto Vilas
Santos, Claire Gomes Dos
Silva, Jacqueline Silva E
Braido, Gabriel Machado
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Os saberes sobre empreendedorismo vêm sendo debatidos em muitos estudos e pesquisas no mundo, devido à sua importância tanto para o crescimento econômico como para o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos. Cada vez mais, as grandes nações estão investindo na propagação da cultura empreendedora desde os Anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando um aumento dessa prática na sociedade. Nesse sentido, esta tese partiu da problemática: como o ensino do empreendedorismo, pautado na Aprendizagem Colaborativa, pode contribuir para o desenvolvimento do Letramento Empreendedor? Em resposta ao problema, todos os procedimentos da pesquisa foram orientados pelo objetivo de averiguar como o ensino do empreendedorismo, pautado na Aprendizagem Colaborativa, pode contribuir no desenvolvimento do Letramento Empreendedor. O estudo possui natureza aplicada, cuja abordagem foi classificada como qualiquantitativa. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, sob viés de estudo de caso. O desenvolvimento desta tese ocorreu mediante a produção e submissão de cinco artigos, os quais foram publicados em revistas científicas, nacionais e internacionais, com Qualis A1, A2, B1 e B2. Os dados foram coletados por meio de dois questionários que visam conhecer o perfil empreendedor e o nível de conhecimento sobre empreendedorismo. Os dados coletados foram analisados mediante tratamento de estatística descritiva e inferencial, buscando verificar possíveis correlações entre os desempenhos observados e os dados de caracterização produzidos. Com base nos resultados, é possível defender que o ensino do empreendedorismo pautado na Aprendizagem Colaborativa contribui para o desenvolvimento do Letramento Empreendedor.

Entrepreneurship events have been debated in many studies and researches around the world, due to their importance for economic growth and personal and social development. Increasingly, large nations are investing in the spread of entrepreneurial culture since the early years of elementary school, aiming to increase this practice in society. In this sense, the thesis started from the problem of how teaching entrepreneurship, based on Collaborative Learning, can contribute to the development of entrepreneurial literacy? In response to the problem, all procedures were guided by the objective of “investigating how the teaching of entrepreneurship based on Collaborative Learning can contribute to the development of entrepreneurial literacy”. The study was of an applied nature, whose approach was classified as quali-quantitative, with descriptive research and procedures adopted under a case study bias. The development of this thesis occurred through the submission and analysis of five articles published in scientific, national and international journals with Qualis A1, A2, B1 and B2, in which two questionnaires were used in order to know the entrepreneurial profile and the level of knowledge about entrepreneurship. The collected data were analyzed using treatments of descriptive and inferential statistics, checking for possible correlations between the performances and their characterization data. Based on the results, it is possible to defend that the teaching of entrepreneurship based on Collaborative Learning contributes to the development of entrepreneurial literacy.
Descrição
Palavras-chave
Ensino do empreendedorismo; Aprendizagem Colaborativa; Letramento empreendedor; Entrepreneurship teaching; Collaborative Learning; Entrepreneurial literacy
Citação
SILVA, Valdemir José Máximo Omena Da. Ensino do empreendedorismo e aprendizagem colaborativa: uma proposta pedagógica para o desenvolvimento do letramento empreendedor. 2020. Tese (Doutorado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 17 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2916.
Coleções