Atividades experimentais investigativas no ensino dos conteúdos de estabilidade das construções no curso técnico em edificações integrado ao ensino médio

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Data
2020-12
Orientador
Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
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Resumo
Esta dissertação refere-se a uma intervenção pedagógica desenvolvida por meio de atividades experimentais investigativas, relacionada à disciplina Estabilidade das Construções, ministrada no segundo ano do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Rondônia, campus Vilhena. A pergunta que norteou a pesquisa foi: como a experimentação investigativa pode auxiliar no ensino dos conteúdos de Estabilidade das Construções no Curso Técnico em Edificações? O objetivo central consistiu em analisar os resultados as contribuições do desenvolvimento da experimentação investigativa no ensino dos conteúdos relacionados à disciplina Estabilidade das Construções, com os alunos do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio. Os objetivos específicos propostos na pesquisa foram: identificar os conhecimentos prévios dos alunos em relação aos conteúdos de física e matemática, relacionados aos conteúdos de Estabilidade das Construções; desenvolver atividades de experimentação investigativa com os alunos do segundo ano do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, considerando os conteúdos de Estabilidade das Construções; e verificar se os resultados obtidos durante a prática pedagógica apresentam indícios de que as atividades experimentais investigativas podem possibilitar um caminho diferenciado para o ensino dos conteúdos de Estabilidade das Construções. As atividades propostas ocorreram em espaço de ensino, de forma remota. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve como metodologia a atividade experimental investigativa e adotou procedimentos com características aproximadas de estudo de caso, tendo as análises seguido orientações de natureza descritiva e exploratória. Para o levantamento de dados, fez-se uso de um questionário de conhecimentos prévios, de atividades experimentais investigativas com os alunos - considerando os conteúdos de Estabilidade das Construções, de um questionário de avaliação da prática pedagógica, além das anotações do pesquisador, do diário de bordo, de fotos, gravações em áudio, imagens e relatórios. Os resultados dessa proposta pedagógica diferenciada permitiram concluir que a integração da situação- problema investigativa com as atividades experimentais possibilitou que os alunos compreendessem os referidos conteúdos de Estabilidade das Construções e que a mediação da experimentação investigativa como procedimento de ensino estimula a curiosidade do aluno, uma vez que possibilita situações e ações de raciocínio e a construção de conhecimento envolvendo tanto o docente como o discente, que se sente motivado para participar do processo do ensino.

This dissertation refers to a pedagogical intervention developed through experimental investigative activities, related to the discipline “Stability of Constructions”, taught in the second year of the Technical Course in Constructions, at the Vilhena campus of the Federal Institute of Rondônia. The question which guided the research was: how can investigative experimentations assist in teaching the contents of “Construction Stability” to the students of the Technical Course in Constructions? The main goal was to analyze the results provided by investigative experimentations during teaching the contents related to “Stability of Constructions”, with the students of the second year of the Technical Course in Constructions. The specific objectives proposed in the research were: to identify the students' previous knowledge regarding the contents of physics and mathematics and related to the contents of “Stability of Constructions”; develop investigative experimentation activities with students in the second year of the Technical Course in Constructions, considering the contents of “Stability of Constructions”; and to check if the obtained results during the pedagogical practice present indications that the investigative experimental activities may enable a different way for teaching the contents of “Stability of Constructions”. The proposed activities took place remotely in a teaching space. The research, qualitative in nature, had as methodology the investigative experimental activity and adopted procedures with case study characteristics. The analysis followed descriptive and exploratory orientations. In order to collect data, a questionnaire of previous knowledge of experimental investigative activities was conducted with the students, considering the contents of “Stability of Constructions”. Furthermore, a survey to evaluate the pedagogical practice was also conducted, besides the researcher’s notes, the logbook, photos, audio recordings, images, and reports. Results of this differentiated pedagogical proposal allowed to conclude that the integration of the investigative problem-situation with the experimental activities enabled students to understand the referred contents of “Stability of Constructions” and that the mediation of investigative experimentation as a teaching procedure stimulates the student's curiosity because it allows situations and actions of reasoning and knowledge construction involving both the teacher and the student, who feels motivated to participate in the teaching process.
Descrição
Palavras-chave
Atividades experimentais investigativas; Estabilidade das construções; Curso técnico em edificações; Experimental investigative activities; Stability of constructions; Technical course in buildings
Citação
PAIVA, Michel Osmar Costa. Atividades experimentais investigativas no ensino dos conteúdos de estabilidade das construções no curso técnico em edificações integrado ao ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 15 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2940.