Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2943
Title: Modelagem matemática a partir do tema pecuária: uma proposta para o estudo de funções no ensino médio
Authors: Siquiere, Dayane Cristielle  Lattes
Keywords: Modelagem matemática;Funções;Pecuária;Ensino Médio;Mathematical modeling;Functions;Livestock raising;Secondary school
Date of Defense: 15-Jan-2021
Issue Date: Jan-2021
Citation: SIQUIERE, Dayane Cristielle. Modelagem matemática a partir do tema pecuária: uma proposta para o estudo de funções no ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 15 jan. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2943.
Abstract: Nesta dissertação, apresentam-se os resultados de uma prática pedagógica, aplicada, durante os meses de julho e agosto, a um grupo voluntário de oito alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Tarley Rossi Vilela, localizada na comunidade Cristalino do Norte, no Município de Novo Mundo – MT. Desenvolvida à luz da Modelagem Matemática, a pesquisa teve como objetivo principal analisar as implicações do uso desta metodologia, no processo de estudo de diferentes funções com alunos do Ensino Médio, partindo do tema Pecuária. A pesquisa, de cunho qualitativo com análise descritiva, utilizou-se dos seguintes instrumentos de coleta de dados: gravação dos encontros em áudio e vídeo, caderno de campo da professora/pesquisadora, fórum interativo pelo Google sala de aula e entrevista. No decorrer da prática pedagógica, evidenciaram-se a motivação e a dedicação dos alunos em estudarem conceitos matemáticos a partir do contexto em que se encontram inseridos. Destaca-se também a capacidade de pesquisa, tanto no processo de coleta de dados como na matematização, dos alunos envolvidos. Durante o desenvolvimento da prática, construíram-se conceitos iniciais de função afim e função quadrática, bem como foram utilizados conceitos de porcentagem, regra de três, perímetro e área. Por fim, salienta-se que o tema Pecuária proporcionou discussões econômicas, sociais e culturais acerca dos diferentes tipos dessa atividade desenvolvida na comunidade, tornando os estudantes mais críticos e atentos ao contexto em que vivem.
This thesis presents the outcomes of a teaching practice developed in July and August with a volunteer group of eight students of Secondary School at Escola Estadual Tarley Rossi Vilela, located in the community of Cristalino do Norte, within the municipality of Novo Mundo/MT/Brazil. Developed in the light of Mathematical Modeling, this research aimed mainly to analyze the implications of using such methodology in the process of studying distinct functions with Secondary School students based on the theme of livestock raising. It was qualitative in nature and used the descriptive analysis; moreover, the following tools were applied to collect data: video shootings and audio recordings of the meetings, field journal of the teacher/researcher, interactive forum through Classroom and Interview Google. In the course of this practice, students’ motivation and diligence in studying the mathematical concepts within the said context were evident. Furthermore, students showed to possess a research ability both when they collected the data and mathematized it. While the practice was being developed, initial concepts of related and quadratic functions were developed; additionally, concepts of percentage, rule of three, perimeter, and area were used. Finally, the theme of livestock raising also brought about economic, social, and cultural discussions about the different types of this activity developed within the community, thus making students more critical and attentive to their surroundings.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2943
Appears in Collections:Ensino de Ciências Exatas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021DayaneCristielleSiquiere.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons