A formação continuada de professores provocando “pororocas” nas aulas do ensino superior: um olhar para o ensino inovador em duas universidades

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2020-11
Orientador
Martins, Silvana Neumann
Banca
Silva, Jacqueline Silva Da
Pinheiro, Fernanda Storck
Ohlweiler, Mariane
Theves, Denise Wildner
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Esta tese aborda a temática da formação continuada de professores do Ensino Superior com enfoque para o ensino inovador, propondo como objetivo investigar como a formação continuada, realizada na universidade, contribui para desencadear um ensino inovador nas aulas de professores que atuam no Ensino Superior. O referencial teórico adotado segue os preceitos de Antunes (2002), Moran (2012, 2013), Nóvoa (1991, 1995, 2009), Perrenoud (2000) e Tardif (2000, 2011 e 2014). O estudo foi realizado com dois coordenadores responsáveis pelo setor de apoio pedagógico e dois professores de duas instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto de investigação, buscou-se utilizar aproximações com o estudo de casos múltiplos como metodologia de pesquisa, com o intuito de conhecer as condições e os fenômenos sociais pertinentes aos espaços pesquisados. Para a geração dos dados, foram utilizados, como instrumentos de pesquisa, entrevistas semiestruturadas, as quais contemplaram questões abertas, possibilitando que outros assuntos pudessem ser abordados. Também foi utilizado um diário de campo em que foram registradas as impressões da pesquisadora no momento da coleta dos dados. A sistematização dos dados deu origem a categorias, definidas a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Constatou-se a existência e a importância das formações continuadas versarem sobre questões em torno do ensino inovador nas Instituições de Ensino Superior (IES) pesquisadas, uma vez que, ao verificar o cronograma das formações continuadas propostas pelos setores de apoio pedagógico, percebeu-se que assuntos como competências pedagógicas, possibilidades e utilização de objetos virtuais para a aprendizagem dos alunos, metodologias ativas, técnicas de ensino, entre outros, fazem parte das programações. Da mesma forma, constatou-se que os professores pesquisados utilizam o que aprendem nas formações continuadas das 7 suas respectivas IES, em sala de aula, com seus alunos. Para tanto, eles também precisam estar predispostos e abertos a buscarem novas formas de ministrar aulas, por mais que muitas vezes o tempo esteja na contramão do desejo do professor de formar-se continuamente. Este trabalho revela uma possibilidade de rompermos com práticas tradicionais de ensino, em que o professor deixa de lado o papel de transmissor de conhecimentos para ser um problematizador e um questionador de seus alunos. Além disso, destaca a importância de temáticas relacionadas ao ensino inovador serem debatidas entre professores nas formações pedagógicas das IES, como forma de pensar aulas diversificadas e que desafiem o aluno a construir sua aprendizagem com autonomia. O professor do Ensino Superior normalmente é muito atarefado, mas é importante que ele pare e reflita sobre seu ensino no meio do turbilhão de demandas que ele tem a cumprir.

The theme of this dissertation is the continued education of Higher Education faculty focusing on Innovative Teaching. Its research objective is investigating how the continued education offered at universities contributes to an innovative teaching in the classes of Higher Education faculty; it is supported by authors Antunes (2002), Moran (2012, 2013), Nóvoa (1991, 1995, 2009), Perrenoud (2000), and Tardif (2000, 2011, 2014). This study was carried out with two coordinators of Teaching Assistance Sectors and two professors of two Higher Education institutions (HEIs) in the State of Rio Grande do Sul, by approaching multiple case studies as a research methodology, thus aiming to become acquainted with the social conditions and phenomena related to the studied venues. Semi-structured interviews were used as research tools to generate data, whose questions conducted the interactions with the interviewees in a more open manner, enabling other topics to be tackled, should such an opportunity arise. Furthermore, a journal was used in which the researcher kept her remarks upon data collection and recordings, which were subsequently transcribed. Data systematization took into consideration categories established after the collection, based on the approaches to the Content Analysis technique. Conclusions showed that continued education is offered, and it is of great relevance that it focuses on issues regarding innovative teaching in the HEIs studied, once upon verification of continued education syllabuses proposed by the Teaching Assistance Sectors one could notice that topics such as pedagogical competences, possibilities and use of virtual objects in students’ learning, active methodologies, teaching techniques, among others, are part of them. Additionally, conclusions pointed that faculty use what is learned in the continued education of their HEIs in the classroom with their students. For this to occur, they have to be willing and open to seek for new forms of teaching their classes, 9 although quite often time might be an issue to them, although they are thirsty for continued education. This study reveals an opportunity to leave traditional teaching practices, where the faculty cast aside their role of spreading knowledge to be in charge of problematizing, questioning their students. Moreover, it highlights the relevance for the innovative teaching topics to be discussed by all the faculty in pedagogical trainings in the HEIs as paths to thinking of varied classes which challenge students to build their learning with autonomy. HEIs faculty are usually busy, but they need to stop and reflect upon their teaching amidst the abundance of requirements they have to meet.

Esta tesis aborda la temática de la formación continua para docentes de Educación Superior con un enfoque de Educación Innovadora, proponiendo como objetivo de investigación de la educación continua, realizada en la universidad, contribuye a desencadenar una Educación innovadora en las clases de los docentes que trabajan en Educación Superior. basado en Antunes (2002), Moran (2012, 2013), Nóvoa (1991, 1995, 2009), Perrenoud (2000) y Tardif (2000, 2011 y 2014). El estudio fue realizado con dos coordinadores de los sectores de apoyo pedagógico y dos profesores de dos instituciones de Educación Superior en Rio Grande do Sul. En este contexto de investigación, se buscó utilizar aproximaciones con el estudio de casos múltiples como metodología de investigación, como manera de conocer las condiciones y fenómenos sociales pertinentes a los espacios investigados. Para la generación de los datos se utilizaron como instrumentos de investigación entrevistas semiestructuradas, las cuales tenían preguntas que conducían los diálogos con los entrevistados de una manera más abierta, permitiendo abordar otros temas si fuera necesario. También se utilizó un diario de campo que se fue registrado las impresiones del investigador en el momento de la recogida de datos y grabaciones, que posteriormente fueron transcritas. La sistematización de los datos tomó en cuenta categorías que fueron definidas luego después de la recolección, con base en aproximaciones a la técnica de Análisis de Contenido. Se constata la existencia y la importancia de la formación continua para atender cuestiones sobre la docencia innovadora en las IES investigadas, ya que al revisar el cronograma de la formación continua propuesta por los sectores de apoyo pedagógico, se constató que materias como competencias pedagógicas, posibilidades y uso de objetos virtuales para el aprendizaje de los estudiantes, metodologías activas, técnicas de enseñanza, entre otros son parte de 11 los programas. De igual forma, parece que los docentes investigados utilizan lo aprendido en la formación continua de sus respectivas IES, en el aula, con sus alumnos. Para tanto, ellos también necesitan estar predispuestos y abiertos a buscar nuevas formas de enseñar las clases, muchas veces estan contra del deseo del profesor de graduarse continuamente. Este trabajo revela una posibilidad de ruptura con las prácticas docentes tradicionales, en las que el docente deja de lado el rol de transmitir conocimientos para ser un problematizador, un interrogador de sus alumnos. Además, resalta la importancia de que temas relacionados con la enseñanza innovadora sean debatidos entre los docentes en las formaciones pedagógicas de las IES como una forma de pensar sobre clases diversificadas que desafíen al alumno a construir su aprendizaje con autonomía. El profesor de educación superior muchas veces estan muy ocupados, pero es importante que se detenga y reflexione sobre su enseñanza en medio del torbellino de demandas que tiene que cumplir.
Descrição
Palavras-chave
Formação continuada de professores; Ensino inovador; Ensino Superior; Faculty continued education; Innovative teaching; Higher Education; Formación continua del profesorado; Enseñanza innovadora; Enseñanza superior
Citação
RODRIGUES, Aline. A formação continuada de professores provocando “pororocas” nas aulas do ensino superior: um olhar para o ensino inovador em duas universidades. 2020. Tese (Doutorado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 nov. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2952.
Coleções