Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/296
Title: Paisagens e sistemas de assentamento: um estudo sobre a ocupação humana pré-colonial na Bacia Hidrográfica do Rio Forqueta/RS
Authors: Wolf, Sidnei  Lattes
Keywords: Paisagem;Sistemas de Assentamento;Rio Forqueta;Ocupação;Ambiente
Date of Defense: 11-Dec-2012
Issue Date: 1-Mar-2013
Citation: WOLF, Sidnei. "Paisagens e sistemas de assentamento: um estudo sobre a ocupação humana pré-colonial na Bacia Hidrográfica do Rio Forqueta/RS". 2012. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 11 dez. 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/296>.
Abstract: O presente documento é resultado da pesquisa realizada acerca da ocupação humana pré-colonial da Bacia Hidrográfica do Rio Forqueta, localizada na região centro-nordeste do Rio Grande do Sul. A pesquisa arqueológica na região iniciou-se em meados da década de 1990, sob influências da exploração hidrelétrica do Rio Forqueta, e a abertura do Setor de Arqueologia da Univates. Considerando a potencialidade de ocupação por grupos pré-coloniais em todos os espaços da região, objetivou-se investigar como os vestígios materiais se distribuem na paisagem, identificando os grupos e mapeando as áreas preferencialmente ocupadas. A metodologia aplicada baseou-se na localização dos pontos em campo, com registro de características do ambiente inserido, relacionando a oferta de recursos naturais com as características das populações identificadas, interpretando seus Sistemas de Assentamento. Foram utilizados como estudos de caso resultados de escavações em sete sítios arqueológicos, para a análise da estratigrafia, cultura material e sua distribuição no contexto vertical e horizontal. Identificou-se a ocupação de grupos caçadores coletores, na porção intermediária da bacia, no interior de vales intermontanos e topos de morros, associados a fontes de matéria- prima para produção de artefatos líticos; Proto-Jê Meridionais ao longo de divisores de bacia e topos de morro, ligadas à presença da Floresta Ombrófila Mista Montana; e Guarani na porção baixa da região, junto às planícies de inundação do Rio Forqueta, relacionadas à presença da Floresta Estacional Decidual Aluvial. A partir dos resultados, realizou-se uma aproximação à definição de parâmetros locacionais adaptados a Bacia Hidrográfica do Rio Forqueta/RS.
URI: http://hdl.handle.net/10737/296
Appears in Collections:Ambiente e Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SidneiWolf.pdf71,44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons