Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2964
Title: Mentoring e o ensino de ciências: formação continuada nos anos finais do ensino fundamental com foco em atividades experimentais
Authors: Moro, Fernanda Teresa  Lattes
Keywords: Mentoring;Ensino de Ciências nos Anos Finais;Atividades experimentais investigativas;Simulações computacionais;Formação continuada;The teaching of Sciences in the Final Years;Investigative Experimental Activities;Computational Simulations;Continuous Training;Enseñanza de Ciencias en los Años Finales;Actividades experimentales investigativas;Simulaciones computacionales;Formación continuada
Date of Defense: 20-May-2021
Issue Date: May-2021
Citation: MORO, Fernanda Teresa. Mentoring e o ensino de ciências: formação continuada nos anos finais do ensino fundamental com foco em atividades experimentais. 2021. Monografia (Doutorado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 20 maio 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2964.
Abstract: O ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental perpassa, com as propostas e novos direcionamentos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, pelo trabalho com conceitos de Física ao longo dos quatro últimos anos (antes trabalhados apenas no 9o ano). Diversas dificuldades são relatadas pelos profissionais que trabalham nessa etapa da escolarização, principalmente no que se refere à compreensão dos conceitos mais abstratos relacionados à Física. A proposta desta pesquisa foi, portanto, uma formação continuada embasada no ensino experimental investigativo, com um grupo de professoras que atuam com a disciplina de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Posteriormente a essa formação continuada, fez-se o acompanhamento, através do Mentoring, a uma dessas professoras. A primeira etapa da formação aconteceu em 2019, envolveu 10 professoras e buscou investigar possibilidades de atividades experimentais e computacionais com enfoque investigativo para o trabalho com conceitos de Ciências. A segunda etapa da proposta buscou investigar a influência da atividade de mentoria na prática de uma professora, auxiliando- a e envolvendo-a no planejamento de atividades experimentais e simulações computacionais por meio da mentoria. Analisando as fases de vivência do Mentoring, foi possível empreender mudanças, principalmente na estruturação do planejamento e na inserção de atividades experimentais e computacionais com cunho investigativo. Quanto à etapa preliminar, ficou evidente que o ensino com enfoque investigativo não era recorrente na prática dessas professoras. As atividades experimentais eram concebidas apenas para demonstrar algum fenômeno. Esse olhar modificou-se ao longo dos encontros. Em relação ao Mentoring, é possível inferir que mudanças na práxis do professor perpassa pelo apoio e auxílio às suas necessidades durante formações continuadas que envolvam relações de colaboração. Do trabalho colaborativo entre a mentora e a mentoranda, emergiram evidências em forma de ações e reflexões sobre a prática. Enfim, o trabalho desenvolvido nesta pesquisa apresenta essa formação embasada no Mentoring como mais uma experiência valorosa para formações continuadas, contemplando o que as diretrizes e orientações curriculares nacionais propõem: um ensino articulado com a realidade, que permita a compreensão e análise de fenômenos do cotidiano, sem a excessiva matematização e que permita a articulação entre as disciplinas da área da Ciências da Natureza.
The teaching of Sciences in the final years of Elementary School runs through - according to the proposals and new directions presented by Base Nacional Comum Curricular - BNCC - the work with physics concepts throughout the last four years (previously, it has been worked only in the 9th grade). Several difficulties have been reported by the professionals who work in that stage of schooling, mainly related to the comprehension of the more abstract concepts related to Physics. Therefore, the proposal of the present research was one type of continuous training, based on the experimental investigative teaching, with a group of teachers working with the subject of Sciences throughout the last years of Elementary School. Subsequently to this continuous training, there was a follow- up, through Mentoring, with one of those teachers. The first stage of this continuous training happened in 2019, involving ten teachers - and sought to investigate the possibility for experimental and computational activities with the investigative focus for the work with concepts of Sciences. The second stage of the proposal sought to investigate the activity of mentoring's influence on the practice of one teacher, aiding and involving her in the planning of experimental activities and computational simulations by utilizing mentoring. By analyzing the phases of experience from the Mentoring, it was possible to develop changes, mainly in the structuring of the planning and in the insertion of experimental and computational activities with an investigative character. In respect to the preliminary stage, it was evident that the practice of teaching with an investigative focus was not recurring in those teachers' practices. The experimental activities were conceived only to demonstrate some phenomenon. That perception has changed throughout the meetings. Concerning Mentoring, it is possible to infer that changes in the teacher's praxis require the support and aid to their needs during the continuous training, which involves relations of collaboration. From the collaborative work between mentor and mentored emerged pieces of evidence in the shape of actions and reflections about the practice. Finally, the work developed in this research presents a form of continuous training based on Mentoring as another valuable experience of continuous training, contemplating what the guidelines and national curricular orientations propose: a form of teaching articulated with the reality, which allows the understanding and analysis of daily phenomena without the excessive mathematization, and which allows the articulation between the subjects in the area of Natural Sciences.
La enseñanza de Ciencias en los años finales de la Enseñanza Fundamental atraviesa, con las propuestas y nuevas direcciones presentadas por la Base Nacional Comum Curricular - BNCC, por el trabajo con conceptos de Física a lo largo de los cuatro últimos años (antes trabajados solo en el 9o año). Diversas dificultades son relatadas por los profesionales que trabajan en esta etapa de la escolarización, principalmente en lo que se refiere a la comprensión de los conceptos más abstractos relacionados a la Física. La propuesta de esta investigación fue, por lo tanto, una formación continuada basada en la enseñanza experimental investigativa, con un grupo de profesoras que actúan con la disciplina de Ciencias en los años finales de la Enseñanza Fundamental. Posterior a esta formación continuada se hizo el acompañamiento, a través del Mentoring, a una de esas profesoras. La primera etapa de la forma ocurrió en 2019, involucró 10 profesoras y buscó investigar posibilidades de actividades experimentales y computacionales con enfoque investigativo para el trabajo con conceptos de Ciencias. La segunda etapa de la propuesta buscó investigar la influencia de la actividad de tutoría en la práctica y una profesora, auxiliando e involucrando a una profesora en la planificación de actividades experimentales y simulaciones computacionales por medio de la tutoría. Analizando las fases de vivencia del Mentoring, fue posible emprender cambios, principalmente en la estructuración de la planificación y en la inserción de actividades experimentales y computacionales con cuño investigativo. En cuanto a la etapa preliminar quedó evidente que la enseñanza con enfoque investigativo no era recurrente en la práctica de esas profesoras. Las actividades experimentales eran concebidas solo para demostrar algún fenómeno. Esta mirada se modificó a lo largo de los encuentros. En relación al Mentoring es posible inferir que cambios en la praxis del profesor atraviesa por el apoyo y auxilio a sus necesidades durante formaciones continuadas que envuelven relaciones de colaboración. Del trabajo colaborativo entre la mentora y la orientada surgieron evidencias en forma de acciones y reflexiones sobre la práctica. Finalmente, el trabajo desarrollado en esta investigación presenta esa formación basada en el Mentoring como una experiencia más valiosa para formaciones continuadas, contemplando lo que las directrices y orientaciones curriculares nacionales proponen: una enseñanza articulada con la realidad, que permita la comprensión y análisis de fenómenos de lo cotidiano, sin la excesiva matematización y que permita la articulación entre las asignaturas del área de las Ciencias de la Naturaleza.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2964
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