Uso da resolução de problemas no ensino de matemática com alunos da educação de jovens e adultos - (EJA)

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Data
2020-12
Orientador
Schuck, Rogério José
Banca
Martins, Silvana Neumann
Quartieri, Marli Teresinha
Matos, Cleide Carvalho De
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Resumo
A pesquisa teve como objeto de estudo investigar como os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, primeira etapa (Ensino Fundamental Anos Iniciais), compreendem e se apropriam da metodologia Resolução de Problema como estratégia metodológica para resolver atividades matemáticas em sala de aula. O objetivo geral do estudo foi analisar o modo como a Resolução de Problemas é compreendida e evidenciada pelos alunos da EJA, nas atividades de matemática. A pesquisa foi aplicada no município de Macapá-AP, numa escola estadual, com alunos da primeira etapa da EJA, em dois momentos. Participaram da pesquisa o professor regente da turma e sete alunos. A fundamentação teórica se sustentou nas teorias de Polya (1995), Dante (2009), Onuchic e Allevato (2011). Para a coleta de dados, foram utilizados diário de campo, entrevista semiestruturada e atividades matemáticas. A análise dos resultados que emergiram da coleta foi baseada na abordagem qualitativa (ANDRÉ; LÜDKE, 1986). Como resultados, enfatizamos que a metodologia Resolução de Problemas pôde ser percebida no decorrer das atividades realizadas pelos discentes, pois se apropriaram de estratégias relacionadas à Resolução de Problemas, como leitura dos problemas, compreensão das questões.

The research aimed to investigate how students of the Young and Adults Education Program - EJA, first step (Basic Education and Early Years), understand and comprehend the Problem Solving Methodology as an educational strategy to solve mathematical activities in the classroom. The broad objective of the study was to analyze how problem solving is understood and evidenced by EJA students in mathematics activities. The research took place in the municipality of Macapá-AP, in a state school, with students from the EJA first step, in two moments. The class teacher and seven students participated in the research. The theoretical foundation was based on the theories of Polya (1995), Dante (2009), Onuchic and Allevato (2011). For the data collection a field diary, semi-structured interviews and mathematical activities were used. The analysis of the resulting data was based on the qualitative approach (ANDRÉ; LÜDKE, 1986). As results, we emphasize that the Problem Solving methodology could be perceived during the activities performed by the students as they used strategies related to problem solving, such as reading the problems and understanding the issues.
Descrição
Palavras-chave
Ensino; Resolução de Problemas; Prática Pedagógica; Metodologia de Ensino; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Teaching; Problem Solving Pedagogical Practice; Teaching Methodology; Youth and Adult Education (EJA)
Citação
MELO, Santana De Jesus Miranda. Uso da resolução de problemas no ensino de matemática com alunos da educação de jovens e adultos - (EJA). 2020. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 18 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2971.