Finanças pessoais: um estudo sobre o comportamento financeiro pessoal dos profissionais da área contábil do Vale do Taquari/RS

Imagem em miniatura
Data
2019-11
Autores
Scherer, Augusto Lucas
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
No decorrer dos últimos anos, a economia brasileira apresentou melhora em comparação com períodos passados, demonstrando índices de inflação controlados e estáveis, possibilitando novas ofertas de crédito de forma facilitada e abundante para a população, com o propósito de fazer a economia girar. Entretanto, ao mesmo tempo em que ajudou e possibilitou pessoas a adquirirem novos produtos e serviços com intuito de melhorar sua qualidade de vida, acabou por gerar elevação nos índices de inadimplência e endividamento. Em relação a esse contexto, esta monografia tem como objetivo geral analisar como os profissionais da área contábil do Vale do Taquari/RS realizam e gerenciam o seu planejamento e a gestão financeira pessoal. Para cumprir os objetivos do estudo, a fundamentação teórica trata de aspectos de educação financeira, administração das finanças pessoais, controle financeiro pessoal, planejamento futuro, formas de investimentos, orçamento doméstico, endividamento. A metodologia, composta de pesquisa aplicada, quantitativa e descritiva, utilizou um questionário estruturado como recurso técnico para a coleta dos dados, cujos resultados demonstraram que os respondentes possuem bom conhecimento sobre educação financeira, apresentando índices elevados nesse quesito; em geral possuem um controle financeiro pessoal feito com frequência; muitos pensam no futuro investindo e planejando, e poucos dos pesquisados estão endividados. Nesse sentido, conclui destacando a importância de se ter um controle e uma administração financeira pessoal eficiente, pois a partir disso as pessoas adquirem o conhecimento necessário para saber gerir, organizar e consumir de forma adequada os seus recursos disponíveis.
Descrição
Palavras-chave
Finanças pessoais, Comportamento financeiro de profissionais da área contábil, Educação financeira
Citação
SCHERER, Augusto Lucas. Finanças pessoais: um estudo sobre o comportamento financeiro pessoal dos profissionais da área contábil do Vale do Taquari/RS. 2019. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 nov. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2998.