Comportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão da escolha de uma ótica

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Data
2019-11
Orientador
Cerutti, Bernardete Bregolin
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Resumo
O mercado ótico representa um nicho comercial importante, na medida em que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), metade da população mundial tem alguma necessidade de correção visual. No Brasil, são mais de 100 milhões de pessoas com algum problema de visão. Diante desta representatividade, torna-se relevante conhecer o comportamento e o processo de compra deste consumidor, motivo pelo qual este estudo tem como objetivo geral identificar os fatores que influenciam a decisão de escolha de uma ótica, e objetivos específicos de: (i) identificar os fatores determinantes na decisão da escolha de uma ótica e (ii) identificar os fatores qualificadores na decisão da escolha de uma ótica. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, disponibilizado a consumidores, de forma on-line nas redes sociais. Obtiveram-se 250 respostas, todas válidas, as quais foram analisadas através de técnicas estatísticas descritivas e apresentadas por meio de quadro, figura, gráficos e tabelas. A partir da análise dos dados, os resultados da pesquisa mostram que os fatores determinantes na decisão de escolha de uma ótica são: oferta de opções de modelos, oferta de produtos que atendam às tendências de moda e oferta de produtos para diferentes estilos de vida. E os fatores qualificadores são: experiência e conhecimento do atendente, produtos com procedência de qualidade e ótimo atendimento.
Descrição
Palavras-chave
Ótica; Comportamento; Marketing; Decisão
Citação
PEDROSO, Jonia Benvenutti Lara. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão da escolha de uma ótica. 2019. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3001.