Proposta de desenvolvimento de chatbot para empresa fabricante de bebidas

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2020-12
Orientador
Ahlert, Edson Moacir
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Cada vez mais buscam-se opções para reduzir o tempo e o custo de desenvolvimento de processos e de produtos nas empresas, visando o crescimento dos negócios. Paralelamente, as tecnologias e processos evoluíram consideravelmente, originando novos formatos de processos mais efetivos e baratos. O objetivo principal deste trabalho trata do desenvolvimento de um protótipo funcional de um chatbot que seja capaz de realizar uma venda diretamente para o cliente, sem a necessidade de intervenção humana por parte da empresa, disponibilizando assim um novo formato de venda para uma fábrica de bebidas. O projeto foi elaborado utilizando metodologias de Gerenciamento de Processos de Negócio, coleta de requisitos e premissas de Sistemas de Informação. Essas metodologias visam auxiliar no desenvolvimento do projeto e no crescimento da empresa, melhorando assim o atendimento disponibilizado aos seus clientes. Testes foram realizados junto às partes interessadas, verificando se o layout e a forma como os dados são apresentados, bem como o fluxo do processo, estavam organizados de maneira fácil e compreensiva para o usuário final. Por fim, apresentam-se as conclusões baseadas nos resultados obtidos, exibindo a percepção dos entrevistados na utilização da ferramenta criada medindo, a capacidade do chatbot de concluir a venda, sua capacidade de se portar como um vendedor humano, sua atratividade, bem como, seu índice de satisfação no uso e a pretensão de utilização por parte dos clientes da empresa.

Increasingly, options are being sought to reduce the time and cost of developing companies’ processes and products, aiming at business growth. At the same time, technologies and processes have evolved considerably, leading to new, more effective, and cheaper process formats. The main objective of this work is the development of a functional prototype of a chatbot that is capable of making a sale directly to the customer, without the need for human intervention by the company, thus providing a new sales format for a beverage factory. The project was elaborated using methodologies of Business Process Management, requirements collecting and premises of Information Systems. These methodologies aim to assist in the project’s development and assist in the chosen company’s growth, thus improving the servisse available to its customers. Tests were performed with stakeholders, verifying if the layout and how the data is presented, as well as the process flow, were exposed in an easy and comprehensive way to the end user. Finally, conclusions based on the results obtained are presented, showing the interviewees' perception of using the tool created by measuring, the chatbot's ability to complete the sale, its ability to behave like a human seller, its attractiveness, as well as, its index of satisfaction in use and the intention of use by the company's customers.
Descrição
Palavras-chave
Sistemas de informação; Gerenciamento de Processos de Negócio; Gestão de Requisitos; Chatbot; Information Systems; Business Process Manager; Requirements Management
Citação
KIST, Jefferson. Proposta de desenvolvimento de chatbot para empresa fabricante de bebidas. 2020. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 02 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3008.