Identificação de charcoal em nível de roofshale no Afloramento Quitéria, formação Rio Bonito, permiano da Bacia do Paraná, e suas consequências para o passado, presente e futuro

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2013-05-31
Orientador
Jasper, André
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
As mudanças ambientais alteram a dinâmica dos sistemas e, consequentemente, afetam as atividades desenvolvidas pelo ser humano. Na tentativa de estabelecer cenários futuros para a identificação de mudanças do ambiente, estudos em todo o planeta estão sendo conduzidos utilizando-se marcadores ambientais para verificar as modificações climáticas que a Terra já enfrentou. Tais marcadores ilustram o comportamento do fogo baseando-se em seus registros, ente eles o carvão vegetal macroscópico fóssil. Estes vestígios permitem as análises da atmosfera ou do ambiente ao longo do tempo, para que seja efetuada uma comparação concisa do cenário atual com o passado, a fim de auxiliar na construção de modelos eficientes de tendências climáticas globais. Evidências de incêndios diferem em quantidade e temporalidade em cada região analisada, pois para que possa existir fogo é necessária a presença de três componentes básicos: comburente, energia e combustível, que resulta em gases, cinzas e carvão. A existência do fogo poderia alterar a proporção dos gases da atmosfera e consequentemente nos fluxos entre os reservatórios dos elementos que os formam. O presente estudo apresenta o resultado da análise de amostras contendo carvão vegetal macroscópico na Bacia do Paraná, mais especificamente no Afloramento Quitéria no Estado do Rio Grande do Sul. Efetuou-se, primeiramente, exame do material em laboratório utilizando parâmetros específicos, onde foram analisados fragmentos com características de carvão vegetal macroscópico, os quais foram separados e avaliados sob Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV). Dessa forma foi possível identificar a ocorrência de incêndios na camada da fácies Sm de roof-shale para o Afloramento Quitéria, ampliando a distribuição de ocorrência de incêndios para o Permiano.
Descrição
Palavras-chave
Carvão Vegetal Macroscópico; Bacia do Paraná; Rio Grande do Sul; Paleoclima; Paleoambientes
Citação
COSTA, Odimar Lorini Da. Identificação de charcoal em nível de roofshale no Afloramento Quitéria, formação Rio Bonito, permiano da Bacia do Paraná, e suas consequências para o passado, presente e futuro. 2013. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 jan. 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/301.