Avaliação do comportamento físico e mecânico de argamassas com incorporação de vidro moído oriundo de garrafas long neck

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2020-11
Orientador
Köhler, Débora Pedroso Righi
Banca
Fransozi, Carolina Becker Porto
Kuffner, Bruna Horta Bastos
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Uma grande desvantagem relacionada ao crescimento da construção civil está diretamente ligada ao consumo excessivo de matérias-primas finitas existentes no meio-ambiente. Desta forma, cada vez mais se torna necessário repensar as tecnologias construtivas existentes a fim de melhorá-las através de mecanismos de redução de energia ambiental e também através da reutilização de resíduos sólidos, com o objetivo de gerar uma nova destinação aos mesmos que não sejam em lixões ou aterros sanitários. Neste sentido, o presente trabalho visou apresentar uma solução à este problema, adicionando à misturas de argamassas vidro moído proveniente de garrafas do tipo “long neck” nos teores de 0%, 10%, 20% e 30% em substituição ao agregado miúdo natural. O objetivo foi analisar o comportamento mecânico das mesmas tanto no estado fresco quanto no estado endurecido, através de ensaios de: índice de consistência, densidade de massa, absorção de água por capilaridade, resistência à tração na flexão, resistência à compressão e por fim, determinar através do ensaio de Índice de Desempenho aos 28 dias se o vidro moído influenciou na atividade pozolânica das misturas. Com relação aos resultados, a pesquisa concluiu que o teor de 10% pode ter atingido um valor ideal de substituição, visto que os teores de 20% e 30% não demonstraram ganhos de resistência em relação ao traço de referência. Isto ocorreu devido à maior presença de poros na matriz, o que influencia diretamente na durabilidade do produto final. Por fim, em relação ao ensaio de índice de desempenho aos 28 dias, o mesmo indicou inexistência de atividade pozolânica do pó de vidro para o módulo de finura utilizado.
Descrição
Palavras-chave
Argamassa; Agregado miúdo; Vidro moído; Comportamento mecânico
Citação
SCHUSTER, Tailine Luísa. Avaliação do comportamento físico e mecânico de argamassas com incorporação de vidro moído oriundo de garrafas long neck. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 nov. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3013.