Mastofauna não-voadora em fragmentos florestais nativos circundados por uma matriz agrícola e de pastagem em Palmeira das Missões/RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2013-05-31
Orientador
Périco, Eduardo
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A mastofauna presente no Estado do Rio Grande do Sul vem sofrendo com a redução das florestas nativas. Este estado continua abrigando uma grande riqueza de mamíferos terrestres. Contudo, informações sobre a mastofauna do Estado ainda são escassas para determinadas áreas. Este trabalho foi desenvolvido em três fragmentos florestais circundados por uma matriz de atividade agrícola e pecuária, localizados no município de Palmeira das Missões, RS. O objetivo foi inventariar a mastofauna não-voadora dos remanescentes florestais, obtendo-se dados sobre composição e riqueza, contribuindo, assim, para o diagnóstico da situação ambiental regional. Foram realizadas amostragens por meio de armadilhas fotográficas, gaiolas (do tipo Tomahawk), procura ativa de vestígios (fezes e pegadas), além de avistamentos. As atividades de campo foram desenvolvidas durante um ano, em quatro campanhas, coincidindo com as estações do ano. Em cada campanha foram utilizados quatro dias e três noites de amostragem. Registrou-se a ocorrência de nove famílias pertencentes a seis ordens, compreendendo 14 espécies de mamíferos, uma das quais é exótica (Lepus europaeus). Dentre as espécies registradas, três delas estão ameaçadas de extinção no Estado do Rio Grande do Sul, Nasua nasua, Mazama gouazoubira e Leopardus tigrinus, sendo esta última também considerada ameaçada no Brasil. A mastofauna registrada apresenta predominância de espécies com hábitos generalistas, o que explica a persistência desta fauna mesmo em ambientes diminutos e com elevada ação antrópica. A manutenção ou conservação desses remanescentes florestais é de grande importância, visto que se tornaram pequenos refúgios da vida silvestre, fornecendo alimento e abrigo para várias espécies de mamíferos não-voadores na região.
Descrição
Palavras-chave
Mamíferos terrestres; Ecologia de Paisagens; Domínio da Mata Atlântica; Floresta Estacional Decidual; Áreas rurais
Citação
KIONKA, Danielle Christine Oliveira. Mastofauna não-voadora em fragmentos florestais nativos circundados por uma matriz agrícola e de pastagem em Palmeira das Missões/RS. 2013. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 jan. 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/302.