Análise comparativa da economicidade para implantação e manutenção de pavimentos flexíveis e rígidos

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Data
2020-11
Orientador
Schmitz, Rebeca Jéssica
Banca
Mattos, João Rodrigo Guerreiro
Mendes, Gabriela Thais Lehnen
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Resumo
A estrutura do pavimento deve ser dimensionada de acordo com as solicitações do tráfego e ações climáticas que a via será submetida, além disso, a definição do tipo de pavimento deve buscar a redução dos custos de implantação, maior qualidade e durabilidade do pavimento. Neste contexto, o presente trabalho apresenta a análise comparativa da economicidade para implantação de pavimentos flexíveis e rígidos, em um trecho da Avenida Benjamin Constant, bem como o tipo e a periodicidade das manutenções necessárias para cada tipo de pavimento em um período de 20 anos. A análise se deu através da interpretação do projeto de pavimento flexível existente, e do dimensionamento de uma nova estrutura, de pavimento rígido, para o mesmo trecho da via, através do método elaborado pela PCA (1984). A previsão das manutenções necessárias para os pavimentos em análise, durante o período pré definido, foram fundamentadas pelo método empírico da AASHTO (1993). Os custos de implantação e manutenção dos pavimentos foram embasados pela tabela referencial SINAPI de agosto de 2020, sem desoneração. Com base na metodologia aplicada, verificou-se que a estrutura de implantação do pavimento flexível é sensivelmente mais espessa que a do rígido, no entanto, os custos estimados para execução do pavimento rígido é 22,2% maior do que para a execução do pavimento flexível. Enquanto que, o valor previsto para manutenção do pavimento flexível é superior a do rígido, cerca de 73,5%. Desta forma, considerando o custo global dos pavimentos, durante 20 anos, o rígido tem maior atratividade frente ao flexível.
Descrição
Palavras-chave
Pavimento flexível; Pavimento rígido; Dimensionamento de pavimentos; Manutenções
Citação
BONALDO, Jeane Borelli. Análise comparativa da economicidade para implantação e manutenção de pavimentos flexíveis e rígidos. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3023.