Avaliação da segurança viária em um trecho da Rodovia RSC-287 entre Venâncio Aires e Santa Cruz Do Sul - RS

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Data
2020-11
Orientador
Fransozi, Carolina Becker Pôrto
Banca
Mattos, João Rodrigo Guerreiro
Nogueira, Matheus Lemos
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Resumo
Estudos de segurança viária são fundamentais para intervenção em rodovias que apresentam níveis elevados de ocorrências de acidentes. Em função disso, avaliou-se um trecho de 23 quilômetros da Rodovia RSC-287 entre Venâncio Aires - RS e Santa Cruz do Sul - RS, com o objetivo de avaliar a segurança viária, a partir do Método de Identificação de Segmentos Críticos (DNIT, 2010) e pelo Método de Avaliação da Segurança Potencial (NODARI, 2003). Com dados de acidentalidade fornecidos pela Comando Rodoviário da Brigada Militar, obteve-se um resultado de 3 pontos críticos, localizados nos quilômetros 78, 86 e 97 do trecho, conforme a metodologia do DNIT (2010). Já para a metodologia de Nodari (2003), o qual obteve-se em campo os dados de 34 características físicas da via, 11 quilômetros foram classificados como potencialmente seguro e 12 quilômetros foram identificados como potencialmente razoavelmente seguro. A partir da avaliação viária-ambiental, propôs-se sugestões para melhoria da segurança viária, tais como a inserção de novos projetos de interseções, certos reparos no pavimento asfáltico, remarcação de faixas de sinalização em alguns pontos, recolocação de sinalizações verticais em más condições de visibilidade, inserção de passarelas, introdução de sinalização vertical e defensas metálicas em curvas, além da limpeza da vegetação lindeira a via. Ainda, notou-se que a duplicação da via é de suma importância e deve ocorrer urgentemente para melhoria da segurança viária.
Descrição
Palavras-chave
Segurança viária; RSC-287; Método ISP; Método DNIT
Citação
SCHUSTER, Anderson Renan. Avaliação da segurança viária em um trecho da Rodovia RSC-287 entre Venâncio Aires e Santa Cruz Do Sul - RS. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 nov. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3029.