Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/3033
Title: Análise comparativa de gerenciamento de projeto através da metodologia BIM e CAD: análise de residência unifamiliar do programa minha casa minha vida
Authors: Sieben, Arthur Henrique
Keywords: Metodologia BIM;Quantificação;Gerenciamento de projeto
Date of Defense: 26-Nov-2020
Issue Date: Nov-2020
Citation: SIEBEN, Arthur Henrique. Análise comparativa de gerenciamento de projeto através da metodologia BIM e CAD: análise de residência unifamiliar do programa minha casa minha vida. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 nov. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3033.
Abstract: A preocupação com a escassez de matéria prima, e desperdícios de materiais na indústria da construção é algo que vem sendo debatido a muito tempo no setor industrial. O planejamento ineficiente de edificações, é um dos grandes aliados para a ocorrência destes problemas e pode ser amenizada utilizando ferramentas mais eficientes como o Building Information Modelling (BIM), o qual propõe reduzir tempo de projeto e aumentar a eficácia nas análises e levantamento de dados. Visando isso, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um projeto utilizando a metodologia BIM, comparando-a com tradicional metodologia CAD. Para isso, foram desenvolvidos os projetos de uma residência unifamiliar de 60m² do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), a qual foi planejada e executada através da metodologia CAD em 2018. O intuito deste estudo é abordar conceitos básicos de desenvolvimento e orçamentação da obra, e analisar os desafios encontrados na aplicação desta metodologia em residências de pequeno porte como esta. Ao longo da monografia, são avaliados 5 critérios (tempo de desenvolvimento de projeto, compatibilização, quantificação, orçamento e custo de implantação), onde foram consideração valores e quantidades de insumos com base na tabela SINAPI/RS, e custos de mão de obra foram desconsiderados. Após os projetos desenvolvidos, foi possível notar que a metodologia BIM mostrou-se cerca de 38% mais ágil no processo de desenvolvimento dos projetos, e 3,68% mais eficiente em relação ao orçamento dos quantitativos, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência no processo de planejamento em relação a tradicional metodologia CAD.
URI: http://hdl.handle.net/10737/3033
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020ArthurHenriqueSieben.pdf5,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons