Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/3079
Title: A percepção dos alunos do ensino médio da rede pública de ensino das cidades de Fazenda Vilanova, Teutônia e Westfália/RS em relação ao planejamento financeiro pessoal
Authors: Griebeler, Camila Regina
Keywords: Finanças pessoais;Planejamento financeiro pessoal;Educação financeira;Escolas Públicas
Date of Defense: 25-Nov-2020
Issue Date: Nov-2020
Citation: GRIEBELER, Camila Regina. A percepção dos alunos do ensino médio da rede pública de ensino das cidades de Fazenda Vilanova, Teutônia e Westfália/RS em relação ao planejamento financeiro pessoal. 2020. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 25 nov. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3079.
Abstract: O assunto finanças pessoais vêm tendo relevância na vida das pessoas devido a sua importância. Consiste em um conjunto de conhecimentos que ajuda as pessoas a fazerem um melhor gerenciamento de seus recursos financeiros e, consequentemente, proporciona uma vida com mais qualidade. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo principal identificar a percepção dos alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino das cidades de Fazenda Vilanova, Teutônia e Westfália/RS em relação ao planejamento financeiro pessoal. O trabalho apresenta alguns conceitos importantes da área de finanças pessoais, tais como: finanças pessoais, planejamento financeiro pessoal, educação financeira, cultura financeira, importância do orçamento financeiro, elaboração do orçamento e, inadimplência e endividamento. O método utilizado teve abordagem quantitativa e descritiva e como procedimento técnico para a coleta de dados, foi utilizado o levantamento. O instrumento de coleta de dados foi um questionário eletrônico estruturado com 16 questões, o qual foi aplicado com os 598 estudantes matriculados nas escolas, obtendo o retorno de 254 questionários, correspondendo a 42,47% da população. Os dados coletados foram tabulados em planilha eletrônica e apresentados por meio de gráficos, tabelas e textos. Constatou-se que boa parte dos alunos estão cientes sobre a importância de ter conhecimento quanto as finanças pessoais e ainda, a necessidade de realizar o controle das finanças pessoais, gastam menos do que recebem e consegue poupar algum valor mensal. A maioria dos estudantes foram educados financeiramente pelos pais e gostariam de aprender sobre o assunto em sala de aula.
URI: http://hdl.handle.net/10737/3079
Appears in Collections:Administração - LFE Administração de Empresas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020CamilaReginaGriebeler.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons