Centro de cultura e midiateca pública municipal João Frederico Schaan

Resumo
A presente pesquisa foi realizada para a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari, UNIVATES, e tem por objetivo fundamentar o desenvolvimento de um projeto arquitetônico de um centro de cultura com uma midiateca para a cidade de Lajeado/RS, cujo projeto será desenvolvido no Trabalho de Conclusão de Curso II. O tema escolhido visa a criação de uma nova edificação cultural para a cidade, pois atualmente algumas das áreas destinadas para essas atividades não estão qualificadas ou até mesmo não possuem um espaço físico adequado e, em alguns casos não possuem acessibilidade, portanto, não estão cumprindo sua função plenamente o que, de certa forma, afasta os usuários. Por tais motivos, torna-se necessária uma mudança no conceito de organização desses locais, ou seja, será necessário criar um novo espaço para suprir essa demanda, proporcionando novos programas e uma outra forma de se apropriar dessas áreas, com o intuito de despertar um maior interesse da população em relação à cultura. Para uma melhor organização e contextualização, inicialmente será apresentado uma introdução, explicando os objetivos e o tema da proposta. A segunda parte fornecerá dados referentes ao estado da arte do tema, que brevemente apresentará o desenvolvimento histórico e formas de preservação da cultura, desde o surgimento da escrita até o contexto atual. A terceira parte explicará a divisão espacial e os programas da proposta. Finalmente, na quarta e última parte, serão apresentados os condicionantes locais do terreno no qual a edificação será implantada e, por fim, far-se-á uma análise de referenciais de excelência, tanto arquitetônicos quanto do tema, que servirão como base para estruturar a proposta arquitetônica que será desenvolvida no semestre seguinte.
Descrição
Palavras-chave
Arquitetura; Arquitetônica; Edificação; Centro de cultura; Midiateca; Atividades; Programas; Interesse; População; Cultura; Preservação
Citação
GRÜN, Leonardo. Centro de cultura e midiateca pública municipal João Frederico Schaan. 2019. Monografia (Graduação) – Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 11 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3115.