Educação ambiental vivencial e o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo de crianças com TDAH

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-12
Orientador
Mazzarino, Jane Márcia
Banca
Bücker, Joana
Sperafico, Yasmini Lais Spindler
Dalzochio, Marina Schimdt
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa analisa como crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são impactadas por Vivências com a Natureza. O estudo envolve crianças diagnosticadas com TDAH, de escolas públicas do município de Crato, do interior do Estado do Ceará, Região Nordeste do Brasil. O objetivo geral é investigar as potenciais influências das atividades de Vivências com a Natureza nos sintomas e nos processos de desenvolvimento cognitivo e socioafetivo de crianças com TDAH. O método utilizado é a pesquisa exploratória e descritiva, sendo um estudo de caso múltiplo com característica de investigação-ação. Os procedimentos técnicos estão organizados em nove etapas: Revisão Integrativa; Diagnóstico do Município; Perfil dos Sujeitos; Avaliação Ex-Ante; Aplicação dos testes SSRS e WISC-IV; Realização das Vivências com a Natureza; Reaplicação dos testes SSRS e WISC-IV; Follow Up; triangulação e análise dos dados. Na última etapa, consideram-se os dados da observação retrospectiva dos laudos e os da observação prospectiva dos sujeitos, as análises documentais, o diário de campo, os resultados dos testes SSRS e WISC, os dados das duas entrevistas com os responsáveis, professoras e sujeitos e os resultados da análise estatística descritiva. Considerando o tamanho da amostra, utilizam-se os testes não paramétricos: U-Mann Whitney, Kruskall Wallis e Qui-quadrado. Os resultados apontam a escassez de artigos que abordam especificamente a relação entre natureza e TDAH. Após aplicação das vivências, observa-se a minimização dos sintomas do TDAH no Grupo Intervenção, com impactos nos aspectos cognitivos e socioafetivos. A combinação de atividades ao ar livre seguindo este método resulta em efeitos positivos nas relações sociais, na autopercepção e no grau de envolvimento com a natureza dos sujeitos da pesquisa. Resultados dos testes SSRS e WISC- IV evidenciam que o Grupo Intervenção apresenta, na segunda aplicação dos testes, após as Vivências com a Natureza, tendência à evolução significativa nos resultados. Por outro lado, em alguns quesitos, mantêm-se os escores obtidos. Já o Grupo Controle apresenta tendência à manutenção dos resultados entre as duas etapas de testes, com pouca evolução e alguma diminuição de escores. Conclui-se que, ao final das atividades de Vivências com a Natureza, seguindo as orientações do Método do Aprendizado Sequencial e relacionando as atividades com os sintomas do TDAH elencados no SNAP-IV, é possível considerar que este método de contato direto com a natureza proporciona uma experiência genuína, evidenciando a minimização dos sintomas do TDAH e um melhor desenvolvimento cognitivo e socioafetivo dos sujeitos do Grupo Intervenção. Esta conclusão deve levar em conta que, além da influência das atividades com a natureza, os sujeitos recebiam outras interferências dos ambientes nos quais estão inseridos no seu cotidiano.

The research aimed to analyze how children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) are impacted by Experiences with Nature. The study was conducted with children from public schools in the city of Crato, in the interior of the state of Ceará, northeastern region of Brazil, who have ADHD. The general objective is to investigate the potentialities of Nature Experiences activities to influence the symptoms and processes of cognitive and socio-affective development of children with ADHD. The method used is composed of exploratory and descriptive research, being a multiple case study with action research characteristic. The technical procedures were organized in nine stages: Systematic Review, Municipality Diagnosis, Subject Profile, Ex-Ante Evaluation, Application of SSRS and WISC-IV Tests, Realization of Experiences with Nature, Re-application of SSRS and WISC-IV Tests, Follow Up, Triangulation and data analysis. For the last stage, retrospective observation of the reports and prospective observation of the subjects were considered, as well as the documentary analysis, the field diary, the results of the SSRS and WISC tests, the data from the two interviews with those responsible, teachers and subjects, and the results of the study. descriptive statistical analysis. Considering the sample size, the nonparametric tests were used: U-Mann Whitney, Kruskall Wallis and Chi-square. The results pointed to: scarcity of articles that specifically address the relationship between nature and ADHD. After applying the experiences, it was observed that ADHD symptoms were minimized in the Intervention group, which was impacted on cognitive and socio-affective aspects. The combination of outdoor activities following this method had a positive effect on social relationships, self-perception and the degree of involvement with the nature of the research subjects. Results of the SSRS and WISC- IV tests showed that the Intervention Group showed, in the second application of the tests, after the Experiences with Nature, a tendency to a significant evolution in the results and in some items the scores obtained were maintained. The Control group, on the other hand, tended to maintain the results between the two test stages, with little evolution and some score decreases. It was concluded that at the end of the Experiences with Nature activities, following the guidelines of the Sequential Learning Method and relating the activities with the ADHD symptoms listed in SNAP-IV, it was possible to consider that this method of direct contact with nature provides a genuine experience, which evidenced the minimization of ADHD symptoms and a better cognitive and socio-affective development of the subjects of the Intervention group. This conclusion should take into account that, in addition to the influences of activities with nature, subjects continued to receive other interference from the environments in which they are inserted in their daily lives.

La investigación tuvo como objetivo analizar cómo los niños con trastorno por déficit de atención con hiperactividad (TDAH) se ven afectados por las experiencias con la naturaleza. El estudio se realizó con niños de escuelas públicas de la ciudad de Crato, en el interior del estado de Ceará, en la región noreste de Brasil, que tienen TDAH. El objetivo general es investigar las potencialidades de las actividades de Nature Experiences para influir en los síntomas y procesos del desarrollo cognitivo y socioafectivo de los niños con TDAH. El método utilizado se compone de investigación exploratoria y descriptiva, siendo un estudio de caso múltiple con características de investigación de acción. Los procedimientos técnicos se organizaron en nueve etapas: revisión sistemática, diagnóstico municipal, perfil del sujeto, evaluación ex ante, aplicación de pruebas SSRS y WISC-IV, realización de experiencias con la naturaleza, nueva aplicación de pruebas SSRS y WISC-IV, seguimiento, triangulación y análisis de datos. Para la última etapa, se consideró la observación retrospectiva de los informes y la observación prospectiva de los sujetos, así como el análisis documental, el diario de campo, los resultados de las pruebas SSRS y WISC-IV, los datos de las dos entrevistas con los responsables, maestros y sujetos, y los resultados del estudio. Análisis estadístico descriptivo. Teniendo en cuenta el tamaño de la muestra, se utilizaron las pruebas no paramétricas: U-Mann Whitney, Kruskall Wallis y Chi-cuadrado. Los resultados apuntaban a: escasez de artículos que aborden específicamente la relación entre la naturaleza y el TDAH. Después de aplicar las experiencias, se observó que los síntomas de TDAH se redujeron al mínimo en el grupo de intervención, que se vio afectado en los aspectos cognitivos y socio-afectivos. La combinación de actividades al aire libre siguiendo este método tuvo un efecto positivo en las relaciones sociales, la autopercepción y el grado de implicación con la naturaleza de los sujetos de investigación. Los resultados de las pruebas SSRS y WISC- IV mostraron que el Grupo de Intervención mostró, en la segunda aplicación de las pruebas, después de Experiencias con la Naturaleza, una tendencia a una evolución significativa en los resultados y en algunos ítems se mantuvieron los puntajes obtenidos. El grupo de Control, por otro lado, tendió a mantener los resultados entre las dos etapas de la prueba, con poca evolución y algunas disminuciones de puntaje. Se concluyó que al final de las actividades de Experiencias con la Naturaleza, siguiendo las pautas del Método de aprendizaje secuencial y relacionando las actividades con los síntomas del TDAH enumerados en SNAP-IV, fue posible considerar que este método de contacto directo con la naturaleza proporciona Una experiencia genuina, que evidenció la minimización de los síntomas del TDAH y un mejor desarrollo cognitivo y socio-afectivo de los sujetos del grupo de intervención. Esta conclusión debe tener en cuenta que, además de las influencias de las actividades con la naturaleza, los sujetos continuaron recibiendo otras interferencias de los entornos en los que se insertan en su vida cotidiana.
Descrição
Palavras-chave
Vivências com a Natureza; TDAH; Desenvolvimento cognitivo e socioafetivo; Experiences with Nature; ADHD; Cognitive and socio-affective development; Experiencias con la naturaleza; Desarrollo cognitivo y socioafectivo
Citação
DAMASCENO, Mônica Maria Siqueira. Educação ambiental vivencial e o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo de crianças com TDAH. 2019. Tese (Doutorado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 13 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3139.