Empoderamento feminino na profissão bombeira militar do Rio Grande do Sul

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2020-07
Orientador
Müller, Elisabete Cristina Barreto
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A inserção feminina no CBMRS é considerada um avanço para a história da instituição. Nesse viés, o presente estudo é um relato sobre o empoderamento feminino das bombeiras militares do CBMRS. O objetivo principal é visibilidade ao trabalho da mulher nesta corporação e verificar se a desigualdade de gênero ainda está acontecendo no meio militar; e, se sim, quais os meios que as bombeiras militares necessitam para superar tal impasse. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, realizada pelo método dedutivo, de procedimento bibliográfico, documental e por pesquisa realizada através de questionário lançado para as bombeiras militares da ativa do RS. As reflexões começam pela historicidade do CBMRS, a sua missão e forma de inclusão. Em seguida, trata-se do empoderamento das bombeiras militares, trazendo a parte conceitual da desigualdade de gênero e do empoderamento e, na sequência, o relato das três primeiras mulheres a ingressarem no CBMRS. Por fim, trabalha-se o estudo de caso dos dados obtidos através do questionário disponibilizado para as bombeiras militares do Estado. Assim, conclui-se que as bombeiras militares do RS se encontram num número muito inferior comparado ao quantitativo de homens e que a desigualdade de gênero continua presente na vida das bombeiras militares, uma vez que a cultura patriarcal persiste na nossa sociedade. Da mesma forma, por se tratar de uma instituição que era conhecida unicamente pela presença masculina, a resistência na aceitação de mulheres para o quadro de servidores torna-se frequente. Assim, as bombeiras militares necessitam buscar alternativas para cumprirem com a sua missão.
Descrição
Palavras-chave
Mulher militar; Bombeira militar; Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul; Desigualdade de gênero; Empoderamento feminino
Citação
FREITAS, Tatiane Cezimbra. Empoderamento feminino na profissão bombeira militar do Rio Grande do Sul. 2020. Artigo (Graduação) – Curso de Direito, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 15 jul. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3144.
Coleções