Riscos ocupacionais derivados de poluição ambiental (ruído) na atividade de seixeira e a qualidade de vida dos trabalhadores

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2020-12
Orientador
Rempel, Claudete
Banca
Sindelar, Fernanda Cristina Wiebusch
Costa, Arlete Eli Kunz Da
Moreschi, Claudete
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A exposição a níveis elevados de ruído pode causar perdas auditivas irreversíveis, além de outras complicações fisiológicas que podem ser detectadas a longo prazo. Assim, este trabalho objetiva avaliar os riscos ocupacionais derivados do agente físico ruído oriundo de atividades de uma seixeira em Capitão Poço-PA e a qualidade de vida dos trabalhadores envolvidos nesse contexto. Para tal, foram aplicados questionários semiestruturados a 26 trabalhadores, em setembro de 2020, sendo investigados quatro domínios: físico, psicológico, ambiental e social. O instrumento Whoqol-bref foi estruturado com 26 questões, cujo objetivo era aferir a qualidade de vida do entrevistado. O perfil socioeconômico dos trabalhadores mostrou uma média de idade entre 34 e 39 anos, baixo nível de escolaridade, sendo a maioria do sexo masculino. Constatou-se que os trabalhadores estavam expostos a ruídos acima do limite de tolerância previsto em lei e, apesar do uso de protetores auriculares, as taxas de decibéis detectadas no local ainda não são ideais diante do que a literatura científica sugere como adequadas para a preservação da saúde. Quanto à qualidade de vida, os menores escores foram observados para o domínio ambiental, com destaque para questões relativas à remuneração e à disponibilidade para o lazer. O domínio físico foi o que melhor contribuiu para a qualidade de vida dos trabalhadores. Assim, compreende-se que existem riscos físicos ligados ao barulho no local de estudo, evidenciando, portanto, a necessidade de desenvolver estudos mais aprofundados, além dos efeitos causados por agentes físicos (ruído), como forma de validar os achados desta pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
Ruído ocupacional; Saúde do trabalhador; Qualidade de vida; WHOQOL-bref
Citação
MONTEIRO, Albério Naziazeno Gaspar. Riscos ocupacionais derivados de poluição ambiental (ruído) na atividade de seixeira e a qualidade de vida dos trabalhadores. 2020. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 18 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3147.