Gerenciamento de resíduos sólidos domésticos: estudo de caso na central de triagem, tratamento e destino final dos resíduos sólidos domésticos do município de Estrela/RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2013-06-07
Orientador
Konrad, Odorico
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Em uma perspectiva geral, o crescimento populacional e o intenso processo de urbanização, aliados ao consumo exagerado dos recursos naturais, são uma combinação de fatores que podem conduzir a um desequilíbrio ambiental, especialmente no que se refere à geração de resíduos sólidos domésticos. A gestão desses resíduos é o processo que envolve o manejo dos mesmos nas etapas de segregação, coleta, manipulação, acondicionamento, transporte, armazenamento, triagem, tratamento e destinação final, englobando dessa forma desde a geração até o seu destino final (LIMA, 2005). Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é analisar o gerenciamento dos resíduos sólidos domésticos na Central de Triagem, Tratamento e Destino Final dos Resíduos Sólidos Domésticos do município de Estrela/RS, destacando-se que informações acerca da quantidade e características dos resíduos gerenciados são de fundamental importância para o planejamento de todo o sistema de gerenciamento dos resíduos, principalmente no dimensionamento de instalações e equipamentos. A metodologia proposta para o atendimento aos objetivos consiste no monitoramento in loco da movimentação dos resíduos com tabulação de informações pelo período de seis meses e experimentos de compostagem em escala laboratorial. De forma geral, no período estudado, 2.530.950 kg de resíduos sólidos domésticos foram destinados a Central de Triagem, Tratamento e Destino Final dos Resíduos Sólidos Domésticos do município de Estrela/RS, configurando uma média mensal de 421.825 kg. Os valores diários mantiveram uma média de 13.830,33 kg de resíduos sólidos domésticos tendo como destino a central de triagem municipal, o que configura uma geração de 0,45 kg/habitante/dia. Do total de resíduos estudados, 74,87 % foi destinado ao aterro sanitário, 10,46 % do material teve como destino o pátio de compostagem e 14,66% foi considerado material com potencial de reciclagem. O adubo orgânico obtido através do processo de compostagem estudado em escala laboratorial apresentou características de presença de metais pesados em níveis acima dos permitidos pela legislação.
Descrição
Palavras-chave
Resíduos sólidos domésticos; Gerenciamento; Compostagem; Reciclagem; Aterro sanitário
Citação
SCHMITZ, Michele. Gerenciamento de resíduos sólidos domésticos: estudo de caso na central de triagem, tratamento e destino final dos resíduos sólidos domésticos do município de Estrela/RS. 2013. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 jun. 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/315.